Settings
Light Theme
Dark Theme

Caso da Braskem em Maceió (AL) evidencia a lógica rentista-neoextrativista no urbano

Caso da Braskem em Maceió (AL) evidencia a lógica rentista-neoextrativista no urbano
Dec 14, 2023 · 6m 1s

lNeste episódio, apresentamos texto do coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar Ribeiro, sobre o caso Maceió/Braskem. A empresa Braskem realizou intensa exploração do subsolo de Maceió, resultando em...

show more
lNeste episódio, apresentamos texto do coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar Ribeiro, sobre o caso Maceió/Braskem. A empresa Braskem realizou intensa exploração do subsolo de Maceió, resultando em danos em diversos bairros da cidade. Pesquisadores já alertavam para riscos há uma década, indicando que a exploração do sal gema pela Braskem estava provocando aumento do nível do lençol freático na região. Segundo Ribeiro, o que ocorreu é uma manifestação do caráter anti social da lógica rentista-neoextrativista do capitalismo brasileiro.

Qual foi o efeito da crise provocada pela pandemia de Covid-19 sobre a desigualdade de renda e a pobreza no Brasil metropolitano? Artigo de Marcelo Ribeiro (Núcleo Rio de Janeiro) e André Salata (Núcleo Porto Alegre), publicado na Revista Brasileira de Ciências Sociais, foi destaque em matéria do Jornal Folha de São Paulo.

Em entrevista para o canal Espaço Cidadão, os pesquisadores do Observatório das Metrópoles, Luciano Fedozzi, Humberto Meza e Henrique Porto falaram sobre Orçamento Participativo e o projeto da rede, o ObservaOP.

As pesquisadoras do Observatório das Metrópoles, Junia Ferrari e Jupira Mendonça integram o grupo de curadores da exposição MetropoliTRAMAS, para celebrar os 50 anos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

E foi lançado o livro "The Games of Land Dispossession" (Os Jogos de Espoliação Fundiária), de autoria de Erick Omena, pesquisador do Núcleo Rio de Janeiro.

Créditos:Produção: Tuanni Borba
Edição: Café Preto Produções Sonoras
Apresentação: Diene Ghizzo
show less
Information
Author Rádio UFRJ
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search