00:00
06:49
26 de janeiro é o dia dedicado a um dos sete pecados capitais, o que suscita uma série de reflexões sobre alimentação e saúde. É uma oportunidade para fugir de pensamentos simplistas e reconhecer que pessoas consideradas acima do peso normal são tratadas, muitas vezes, de forma excludente e odiosa.

A obesidade, segundo a Organização Mundial de Saúde, é uma doença crônica, uma epidemia global. No Brasil, de acordo com dados do IBGE, são 96 milhões de adultos acima do peso recomendável e 41 milhões de obesos. Em 16 anos, o Brasil mais que dobrou o percentual da população nessa condição.

Segundo o nutricionista Erick Cuzziol, ativista gordo e pós-graduando em Comportamento Alimentar, além de predisposições genéticas, a menor disponibilidade de alimentos saudáveis é um fator importante para o desenvolvimento da doença. É preciso, no entanto, não apenas cuidar da alimentação e da saúde, mas também evitar a gordofobia.

Reportagem: João Guilherme Tuasco
Edição: Gustavo Silveira
26 de janeiro é o dia dedicado a um dos sete pecados capitais, o que suscita uma série de reflexões sobre alimentação e saúde. É uma oportunidade para fugir de pensamentos simplistas e reconhecer que pessoas consideradas acima do peso normal são tratadas, muitas vezes, de forma excludente e odiosa. A obesidade, segundo a Organização Mundial de Saúde, é uma doença crônica, uma epidemia global. No Brasil, de acordo com dados do IBGE, são 96 milhões de adultos acima do peso recomendável e 41 milhões de obesos. Em 16 anos, o Brasil mais que dobrou o percentual da população nessa condição. Segundo o nutricionista Erick Cuzziol, ativista gordo e pós-graduando em Comportamento Alimentar, além de predisposições genéticas, a menor disponibilidade de alimentos saudáveis é um fator importante para o desenvolvimento da doença. É preciso, no entanto, não apenas cuidar da alimentação e da saúde, mas também evitar a gordofobia. Reportagem: João Guilherme Tuasco Edição: Gustavo Silveira read more read less

2 years ago #alimentação, #diadagula, #gordofobia, #informaçãoeconhecimento, #nutrição, #obesidade, #rádioufrj, #saúde