00:00
05:22
Neste episódio, apresentamos a retrospectiva 2022, com os conteúdos mais acessados do Boletim Semanal do Observatório das Metrópoles no último ano.

Em novembro de 2022, o INCT Observatório das Metrópoles lançou a coletânea de livros "Reforma Urbana e Direito à Cidade", composta por 17 obras que apresentam um diagnóstico e, ao mesmo tempo, propõem estratégias para a retomada do projeto da reforma urbana e do direito à cidade. Os livros estão disponíveis para download gratuito no site reformaurbanadireitoacidade.net/livros.

Em artigo, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Demóstenes Moraes apontam que o Observatório deve e pode ter papel relevante na tarefa do campo da Reforma Urbana e Direito à Cidade, com a realização do seu plano de trabalho para 2023/2024.

Organizada por Francisco Fonseca (PUC-SP), Humberto Meza (UFRJ) e Nelson Rojas (UFRRJ), a Revista Cadernos Metrópole n. 54 traz 16 artigos que abordam as dinâmicas e os impactos do neoliberalismo como manifestação aplicada dos interesses vinculados ao mercado.

Boletim Desigualdade nas Metrópoles nº 9 apontou que mais de 19 milhões de pessoas estavam em condição de pobreza e mais de 5 milhões estavam abaixo da linha de extrema pobreza nas regiões metropolitanas brasileiras.

E com o objetivo de analisar a atuação de grupos milicianos na produção da cidade do Rio de Janeiro, pesquisadores do Observatório das Metrópoles investigaram a relação entre milícias e voto no controle territorial, além da atuação dos grupos milicianos na produção imobiliária.

Créditos:
Produção: Tuanni Borba
Edição: Hector Sousa
Apresentação: Diene Ghizzo
Neste episódio, apresentamos a retrospectiva 2022, com os conteúdos mais acessados do Boletim Semanal do Observatório das Metrópoles no último ano. Em novembro de 2022, o INCT Observatório das Metrópoles lançou a coletânea de livros "Reforma Urbana e Direito à Cidade", composta por 17 obras que apresentam um diagnóstico e, ao mesmo tempo, propõem estratégias para a retomada do projeto da reforma urbana e do direito à cidade. Os livros estão disponíveis para download gratuito no site reformaurbanadireitoacidade.net/livros. Em artigo, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Demóstenes Moraes apontam que o Observatório deve e pode ter papel relevante na tarefa do campo da Reforma Urbana e Direito à Cidade, com a realização do seu plano de trabalho para 2023/2024. Organizada por Francisco Fonseca (PUC-SP), Humberto Meza (UFRJ) e Nelson Rojas (UFRRJ), a Revista Cadernos Metrópole n. 54 traz 16 artigos que abordam as dinâmicas e os impactos do neoliberalismo como manifestação aplicada dos interesses vinculados ao mercado. Boletim Desigualdade nas Metrópoles nº 9 apontou que mais de 19 milhões de pessoas estavam em condição de pobreza e mais de 5 milhões estavam abaixo da linha de extrema pobreza nas regiões metropolitanas brasileiras. E com o objetivo de analisar a atuação de grupos milicianos na produção da cidade do Rio de Janeiro, pesquisadores do Observatório das Metrópoles investigaram a relação entre milícias e voto no controle territorial, além da atuação dos grupos milicianos na produção imobiliária. Créditos: Produção: Tuanni Borba Edição: Hector Sousa Apresentação: Diene Ghizzo read more read less

about 1 year ago #brasil, #cidadania, #cidade, #ciência, #direitoshumanos, #direitoàcidade, #livro, #observatóriodasmetrópoles, #pesquisa, #riodejaneiro, #rádio, #rádioufrj, #ufrj, #universidade, #urbanismo