00:00
56:59
Neste episódio de Crivelli Convida, recebemos Laís Abramo, ex-Diretora da OIT Brasil e e Ex-Diretora da CEPAL, para conversar sobre Desigualdade social na América Latina.

Laís explica que a desigualdade social é uma característica estrutural nos países latino-americanos e que permanece bastante relevante mesmo em períodos de crescimento econômico e que essa desigualdade deve ser compreendida muito além da desigualdade de renda.

De acordo com a especialista no tema, a desigualdade é uma herança de um passado escravocrata que instituiu uma cultura de privilégios que naturaliza a discriminação. É fundamental compreender a desigualdade como um fator estruturante e um obstáculo ao desenvolvimento e aos direitos e, a partir dessa constatação entender quais os elementos que a constituem e a reproduzem. de acordo com a Matriz da Desigualdade Social na America Latina, são 5 os eixos a ser consideramos como estruturantes da desigualdade social: Classe Social, Gênero, Raça/Etnia, Regionalidade/Territorialidade e Idade.

Por fim, Lais faz uma análise e um prognóstico sobre o efeito da pandemia sobretudo no na desigualdade de gênero diretamente na economia do cuidado.
Neste episódio de Crivelli Convida, recebemos Laís Abramo, ex-Diretora da OIT Brasil e e Ex-Diretora da CEPAL, para conversar sobre Desigualdade social na América Latina. Laís explica que a desigualdade social é uma característica estrutural nos países latino-americanos e que permanece bastante relevante mesmo em períodos de crescimento econômico e que essa desigualdade deve ser compreendida muito além da desigualdade de renda. De acordo com a especialista no tema, a desigualdade é uma herança de um passado escravocrata que instituiu uma cultura de privilégios que naturaliza a discriminação. É fundamental compreender a desigualdade como um fator estruturante e um obstáculo ao desenvolvimento e aos direitos e, a partir dessa constatação entender quais os elementos que a constituem e a reproduzem. de acordo com a Matriz da Desigualdade Social na America Latina, são 5 os eixos a ser consideramos como estruturantes da desigualdade social: Classe Social, Gênero, Raça/Etnia, Regionalidade/Territorialidade e Idade. Por fim, Lais faz uma análise e um prognóstico sobre o efeito da pandemia sobretudo no na desigualdade de gênero diretamente na economia do cuidado. read more read less

3 years ago #abramo, #américa, #bilionários, #cepal, #crivelli, #desigualdade, #economia, #latina, #oit, #pandemia, #pobreza, #podcast