Settings
Light Theme
Dark Theme

Ideias #209 - "A Revolução dos Bichos" e as origens do totalitarismo

Ideias #209 - "A Revolução dos Bichos" e as origens do totalitarismo
Oct 18, 2021 · 1h 6m 36s

“Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que outros”. Não é por acaso que “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, seja considerada uma das...

show more
“Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que outros”. Não é por acaso que “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, seja considerada uma das maiores obras de ficção do século XX. A história da fazenda cujos animais tomaram o poder com o anseio de promover uma sociedade igualitária e acabaram construindo uma nova forma de tirania é um retrato autoexplicativo do caminho que leva ao autoritarismo.

Sabe-se inclusive que Orwell, ele mesmo um socialista democrático, se inspirou nos relatos do jornalista Gareth Jones, que revelou ao mundo em primeira mão a fome na União Soviética. Mais de meio século depois de sua publicação, o que a fábula distópica ainda tem a nos dizer sobre boas intenções e maus resultados?

A jornalista Maria Clara Vieira conversa sobre "A Revolução dos Bichos" com o professor Francisco Razzo, professor de filosofia, autor do livro “A Imaginação Totalitária” e colunista da Gazeta do Povo, e com Fabrício Tavares de Moraes, Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Juiz de Fora e professor do curso de Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão.

---------------------------------------------------------------------------
Tenha acesso a conteúdos exclusivos! Assine: bit.ly/2t5mxEe

Escolha seu app favorito e receba uma seleção com as principais notícias do dia ou da semana no seu celular: leia.gp/2MTnyrS

Acompanhe a editoria Ideias nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/ideiasgazetadopovo/
Twitter: twitter.com/ideias_gp
Canal no Telegram: t.me/ideiasgazetadopovo
show less
Information
Author Gazeta do Povo
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search