00:00
19:11
Neste terceiro episódio do FILOSOPOP, serão lembrados os 250 anos de Friedrich Hegel, um pensador cuja filosofia se transformou em parte integrante da era revolucionária na qual viveu. Suas teses sobre a “finalidade” da história foram retomadas muitas vezes e suas reflexões não moralizantes sobre o egoísmo do homem moderno ultrapassam até hoje muitas abordagens atuais do assunto.
Hegel abriu caminho para a compreensão de que não há plano pré-estabelecido mas objetivos que se definem no desenrolar da história. O autor encarou o processo histórico como resultado da resolução das contradições que os homens enfrentam em sua vida, individual e coletiva.
Neste terceiro episódio do FILOSOPOP, serão lembrados os 250 anos de Friedrich Hegel, um pensador cuja filosofia se transformou em parte integrante da era revolucionária na qual viveu. Suas teses sobre a “finalidade” da história foram retomadas muitas vezes e suas reflexões não moralizantes sobre o egoísmo do homem moderno ultrapassam até hoje muitas abordagens atuais do assunto. Hegel abriu caminho para a compreensão de que não há plano pré-estabelecido mas objetivos que se definem no desenrolar da história. O autor encarou o processo histórico como resultado da resolução das contradições que os homens enfrentam em sua vida, individual e coletiva. read more read less

3 years ago #brito, #dialética, #enem, #farias, #filosofia, #hegel, #marx, #vestibular