00:00
02:47
O estado do Rio de Janeiro pode ficar com duas das quatro plantas previstas no Plano Nacional de Fertilizantes. A previsão é que elas sejam instaladas até 2025 e o Rio aparece como destaque por possuir a matéria prima para produzir um dos fertilizantes mais utilizados no mundo, chamado nitrogenados.

"O estado do Rio de Janeiro tem a matéria prima para o fertilizante, que é o gás. Tem portos, tem ferrovias, tem o conhecimento tecnológico aqui no Estado através das universidades para você transformar o gás em fertilizante", declarou o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano (PT). O deputado citou como exemplo os portos de Itaguaí e do Açu, que podem receber gasodutos e estimular a produção brasileira de fertilizantes.

Ceciliano lembra ainda que na próxima segunda-feira (28), o governo do Estado fará o aporte de R$ 2,1 bilhões ao Fundo Soberano, criado por Emenda Constitucional de sua autoria. O fundo é uma reserva que poderá financiar projetos estruturantes para o desenvolvimento do Rio, como a criação de um Centro de Excelência em Fertilizantes para o país.
O estado do Rio de Janeiro pode ficar com duas das quatro plantas previstas no Plano Nacional de Fertilizantes. A previsão é que elas sejam instaladas até 2025 e o Rio aparece como destaque por possuir a matéria prima para produzir um dos fertilizantes mais utilizados no mundo, chamado nitrogenados. "O estado do Rio de Janeiro tem a matéria prima para o fertilizante, que é o gás. Tem portos, tem ferrovias, tem o conhecimento tecnológico aqui no Estado através das universidades para você transformar o gás em fertilizante", declarou o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano (PT). O deputado citou como exemplo os portos de Itaguaí e do Açu, que podem receber gasodutos e estimular a produção brasileira de fertilizantes. Ceciliano lembra ainda que na próxima segunda-feira (28), o governo do Estado fará o aporte de R$ 2,1 bilhões ao Fundo Soberano, criado por Emenda Constitucional de sua autoria. O fundo é uma reserva que poderá financiar projetos estruturantes para o desenvolvimento do Rio, como a criação de um Centro de Excelência em Fertilizantes para o país. read more read less

2 years ago #agronegócio, #alerj, #china, #com, #de, #desenvolvimento, #duas, #fertilizantes, #ficar, #guerra, #indústria, #nacional, #plano, #plantas, #pode, #rio, #rj, #rússia, #ucrânia, #ufrj