00:00
19:05
A edição de número 30 do Estação História tem como assunto o estado de Rondônia. No dia 22 de dezembro de 2021 completam-se 40 anos da criação desta unidade da federação. Repassamos momentos importante da história desta parte do Brasil e aspectos atuais e passados necessários para uma boa compreensão do estado que homenageia no nome o histórico marechal Cândido Rondon.

Em entrevista concedida ao Estação História, o professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marco Teixeira, destacou aspectos econômicos e políticos da região, que viveu etapas com diferenças bem marcadas: "hoje não poderia mais apresentar Rondônia como o estado do período varguista, fortemente caboclo. Rondônia hoje tem uma população sulista, uma população rural e de traço sulista".

O atual estado de Rondônia foi convertido em território federal, de nome Guaporé - em referência a um dos rios que banha a região -, no ano de 1943. Em 1981, ao final da Ditadura Militar, ocorreu a conversão para a condição de estado.
A edição de número 30 do Estação História tem como assunto o estado de Rondônia. No dia 22 de dezembro de 2021 completam-se 40 anos da criação desta unidade da federação. Repassamos momentos importante da história desta parte do Brasil e aspectos atuais e passados necessários para uma boa compreensão do estado que homenageia no nome o histórico marechal Cândido Rondon. Em entrevista concedida ao Estação História, o professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marco Teixeira, destacou aspectos econômicos e políticos da região, que viveu etapas com diferenças bem marcadas: "hoje não poderia mais apresentar Rondônia como o estado do período varguista, fortemente caboclo. Rondônia hoje tem uma população sulista, uma população rural e de traço sulista". O atual estado de Rondônia foi convertido em território federal, de nome Guaporé - em referência a um dos rios que banha a região -, no ano de 1943. Em 1981, ao final da Ditadura Militar, ocorreu a conversão para a condição de estado. read more read less

2 years ago #1981, #criação, #estado, #federal, #guaporé, #história, #marco, #rondônia, #teixeira, #território, #unir