00:00
54:15
Recebemos Luiza Peruffo, professora adjunta do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS. Ela é doutora em Política e Estudos Internacionais pela Universidade de Cambridge, coordenou o projeto de pesquisa ‘Países Emergentes no Sistema Monetário e Financeiro Internacional: Poder Além da Moeda?’ e atualmente coordena o projeto ‘Sistema Monetário e Financeiro Internacional nos Marcos da Revolução Digital’, ambos na UFRGS. Neste programa:
  • Implicações da posição única ocupada pelos Estados Unidos e do reforço do poder estadounidense quando o país decide que o valor do dólar não seria mais fixo em relação ao ouro, nos anos 70.
  • Possibilidades de transformação desse sistema desigual.
  • Como o sistema monetário e financeiro internacional limita as opções de política econômica que podem ser implementadas no Brasil.
LINKS
Recebemos Luiza Peruffo, professora adjunta do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS. Ela é doutora em Política e Estudos Internacionais pela Universidade de Cambridge, coordenou o projeto de pesquisa ‘Países Emergentes no Sistema Monetário e Financeiro Internacional: Poder Além da Moeda?’ e atualmente coordena o projeto ‘Sistema Monetário e Financeiro Internacional nos Marcos da Revolução Digital’, ambos na UFRGS. Neste programa: Implicações da posição única ocupada pelos Estados Unidos e do reforço do poder estadounidense quando o país decide que o valor do dólar não seria mais fixo em relação ao ouro, nos anos 70. Possibilidades de transformação desse sistema desigual. Como o sistema monetário e financeiro internacional limita as opções de política econômica que podem ser implementadas no Brasil. LINKS Paper: International financial integration and economic growth in developing and emerging economies: an empirical investigation Paper: A moeda digital chinesa e o futuro do sistema monetário e financeiro internacional read more read less

11 months ago #brasil, #brettonwoods, #diplomacia, #dólar, #eua, #geopolítica, #hoc, #journal, #luizaperuffo, #mundoemergente, #peb, #petit, #raero, #relaçõesinternacionais, #sistemafinanceiro, #sulglobal