Settings
Light Theme
Dark Theme

27/12/2021 - Cenário da suinocultura

27/12/2021 - Cenário da suinocultura
Dec 27, 2021 · 2m 53s

Olá, hoje é 27 de dezembro de 2021, meu nome é Bruno Viglioni, sou assessor de agronegócios do Banco do Brasil em Belo Horizonte, Minas Gerais, e falaremos sobre a...

show more
Olá, hoje é 27 de dezembro de 2021, meu nome é Bruno Viglioni, sou assessor de agronegócios do Banco do Brasil em Belo Horizonte, Minas Gerais, e falaremos sobre a produção de suínos.
A produção brasileira de carne suína, de acordo com a USDA, deverá encerrar 2021 com um aumento entre 4% e 5% em relação ao ano anterior, alcançando 4,33 milhões de toneladas.
O ano foi favorável para as exportações brasileiras de carne suína, registrando recordes no volume de exportações durante vários meses e devendo encerrar 2021 com volume exportado 4% superior ao de 2020. A receita teve elevação 17% conforme a ABPA, resultado da elevação nos preços, aumento do volume exportado e da alta do dólar. Dessa forma, os resultados foram positivos, apesar da pressão da alta do custo de produção, especialmente pela elevação no preço da ração e energia elétrica.
No mercado interno, os preços pagos pelo quilo do suíno vivo foram pressionados em alguns momentos do ano pela fraca demanda interna. Neste cenário, o suinocultor independente teve dificuldades em repassar a alta dos custos de produção, internalizando a redução nas margens.
Nas últimas semanas do ano, o excesso de oferta de cargas oriundas do Centro-Oeste e Sul do país e a redução das compras dos frigoríficos influenciaram na redução média de 17% do preço do suíno em relação ao histórico para dezembro em SP e MG, sendo cotado a R$ 6,60 e R$ 6,40 por KG, respectivamente. Já os suinocultores que atuam na integração com as agroindústrias, tiveram remuneração estável e não sofreram com os elevados custos da ração.
O desafio atual é a redução nos custos de produção, seja através de alimentos alternativos com preços mais atrativos que do milho ou compras antecipadas do cereal, garantindo bons preços pela saca. Outro fator importante é a melhoria nos índices de manejo como, conversão alimentar, diminuição a mortalidade e aumento do número de leitões desmamados, garantindo aumento na produtividade da atividade.
De forma a contribuir com a sustentabilidade e reduzir custos, o Banco do Brasil oferece aos suinocultores linhas de crédito destinados ao financiamento de biodigestores, sistemas de geração de energia através de placas fotovoltaicas bem como unidades armazenadoras para abastecer as fábricas de ração.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search