Settings
Light Theme
Dark Theme

08/08/2022 - Cenário Climático

08/08/2022 - Cenário Climático
Aug 8, 2022 · 3m 45s

Olá, hoje é segunda-feira, 08 de agosto de 2022, meu nome é Sttefanne Camp, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Campinas-SP e falaremos sobre o cenário climático....

show more
Olá, hoje é segunda-feira, 08 de agosto de 2022, meu nome é Sttefanne Camp, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Campinas-SP e falaremos sobre o cenário climático.
Conforme relatório publicado em julho/22 pela Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), o cenário atual aponta continuidade do La Niña durante parte da safra 2022/23.
No Brasil, de acordo com informações do Climatempo, há indicativos de um novo fortalecimento do fenômeno para os próximos meses, com pico no trimestre outubro/novembro/dezembro, sobretudo na Região Sul, onde normalmente há redução da chuva quando o La Niña está ativo. Contudo, este novo incremento do La Niña deve durar pouco, com tendência de enfraquecimento já no início do próximo verão.
Para a Previsão Climática Trimestral Ago – Set – Out, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), indica maior probabilidade de chuva acima da média, entre as regiões Norte e Nordeste e abaixo da média para o centro-sul do RS e oeste de SC, variações associadas, principalmente, ao La Niña. Também são previstas chuvas abaixo da média para parte do AC, RO, MT, GO, norte do MS, Triângulo Mineiro e sul de MG, SP, RJ, PR.
Vale destacar, que esse período é caracterizado por chuvas escassas na faixa central do país e mais abundantes nos extremos norte, leste e sul do Brasil. Portanto, não se descartam eventos chuva expressiva na Região Sul e sul de MS. Esse trimestre também é marcado pela atuação de frentes frias, que podem causar quedas de temperatura em parte do país, principalmente no mês de agosto.
Já a previsão de temperatura, indica altas acima das médias históricas no oeste do RS, MS, Triângulo Mineiro, centro-sul de GO, sul e oeste do MT, em pontos de RO, TO, MA, PI, CE, RN e centro-leste da PB.
Mantendo atenção às divulgações do Sisdagro, as regiões que passaram por irregularidades de chuvas e continuam com disponibilidades de água no solo em níveis baixos, podem ter a condição e nível de água dos mananciais hídricos impactados.
Com este cenário, o monitoramento climático, a eficiência de uso dos recursos hídricos e recomposições florestais, ganham grande importância nas tomadas de decisões.
Para isso, o Banco do Brasil conta com Mitigadores de Risco, tais como Seguro Agrícola Flex para que o produtor possa se precaver de situações climáticas adversas, e Linhas de Crédito para Irrigação e Recuperação Ambiental. Procure seu gerente de relacionamento para maiores informações.
E conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search