Settings
Light Theme
Dark Theme

27/02/2023 - Perspectiva semanal: mercado agro

27/02/2023 - Perspectiva semanal: mercado agro
Feb 27, 2023 · 5m 13s

Olá! Hoje é sexta-feira, 27 DE FEVEREIRO, meu nome é Ana Lúcia Rocha Soares , assessora na Diretoria de Agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência...

show more
Olá! Hoje é sexta-feira, 27 DE FEVEREIRO, meu nome é Ana Lúcia Rocha Soares , assessora na Diretoria de Agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.

Iniciamos nosso panorama pela soja.
Apesar do atraso ocasionado pelo excesso de chuvas no Centro-Oeste e no Sudeste, a colheita vem avançando. Com exceção do RS, as produtividades estão muito positivas. Segundo NOAA, são previstas chuvas com volumes menores para as regiões Centro-norte, Centro-oeste, Sudeste e parte do Sul. Há previsão de chuvas acima de 60 mm para o oeste do PR, SP e sul do MS. Para a Argentina, há previsão de chuvas para a região central e centro norte do núcleo produtor, com volumes de 30 a 40 mm, minimizando as perdas.
A China vem mantendo suas compras nos EUA, embora, com a maior oferta do grão da América do Sul, os traders aproveitarão as boas oportunidades para comercialização. No cenário macroeconômico, o risco de recessão, o descontrole da inflação e os conflitos geopolíticos ainda podem impactar os mercados. Ressaltamos a escalada de tensões entre EUA e China. Semana sem novidades no mercado, com as safras do BR e ARG relativamente quantificadas, tendo a demanda da China como o principal direcionador. Assim, o mercado tende a seguir em estabilidade para o curto prazo e com baixa para o médio prazo.

Em relação ao milho,
Após baixa significativa na semana anterior, influenciada pelos dados da intenção de plantio nos EUA, a Bolsa de Chicago poderá ter suporte em movimento de posicionamento dos fundos. Rumores sobre a renovação do acordo de escoamento de grãos pelo Mar Negro, que vencerá em março, também poderão trazer volatilidade adicional, caso haja aumento nas tensões com as negociações ainda em aberto.
O clima no hemisfério sul em foco e as previsões climáticas apontam para volumes menores de precipitações na Argentina na próxima semana, o que pode prejudicar ainda mais as lavouras. Na semana passada, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu novamente as condições gerais de cultivo e não foram descartados novos cortes na produção. Esse fundamento tem trazido suporte nas cotações nas últimas semanas.
No Brasil, a previsão climática aponta para pancadas de chuvas intercaladas com dias ensolarados em importantes estados produtores do milho 2ª safra. Com a janela ideal de cultivo chegando ao final, o ritmo da semeadura será importante, podendo refletir em uma semana de estabilidade.

Para o café,
Previsões climáticas indicam continuidade de precipitação e temperaturas amenas nas principais regiões cafeeiras, que favorecem o desenvolvimento vegetativo das plantas, porém aumentam a preocupação com a fitossanidade das lavouras;
O desenvolvimento vegetativo do cafeeiro pode favorecer safra 23/24 e a recuperação na oferta pode pressionar preços futuros;
Café conilon com baixos estoques na ICE Londres, preocupação com menor produção na Indonésia nesta safra e clima na Ásia, sugerem menor disponibilidade no período 23/24, dando suporte à cotações mais elevadas no curto prazo;
Mesmo com projeções de produção brasileira ainda aquém do potencial, entressafra no Brasil e baixos estoques, o mercado segue invertido nas principais bolsas de mercadorias do café, devido à expectativa de recuperação na oferta da safra 23/24;
Semana “cheia” após feriado de Carnaval deverá trazer um cenário de elevada volatilidade nos mercados interno e externo, com perspectivas de estabilidade com viés de baixa no curto e médio prazo.
E finalizando com o Boi Gordo temos:
Com a confirmação do caso de “vaca louca” no Pará, as exportações de carne bovina para a China foram suspensas. No entanto, ao contrário do ocorrido em 2021, acredita-se que o período de embargo seja menor desta vez, já que o governo chinês já se pronunciou, por meio do seu embaixador no Brasil, que tão logo seja confirmado o caso como “atípico”, as importações seriam retomadas em curto período.
O governo brasileiro comunicou a Organização Mundial de Saúde Animal e agora aguarda o resultado do exame realizado pelo laboratório de referência da instituição, no Canadá, que poderá confirmar se o caso é atípico. É esperado que o resultado seja divulgado até o final da próxima semana (03/03/2023).
No mercado físico, os Frigoríficos podem suspender os abates em decorrência do possível caso de EEB, fato que traria um ajuste negativo na cotação do boi gordo no mercado físico. Ainda, a procura pela carne vermelha tende a ser menor na segunda quinzena do mês. Desta forma, a perspectiva é de uma reposição lenta entre o varejo e o atacado no curto prazo e preços da arroba pressionados negativamente.

Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search