00:00
03:07
Olá, hoje é sexta-feira, 16 de dezembro de 2022, meu nome é Karoline Furlaneto, sou assessora de agronegócios do Banco do Brasil em Lucas do Rio Verde – Mato Grosso e falaremos sobre o cenário do milho.

As cotações na Bolsa de Chicago tiveram uma movimentação positiva nos últimos dias, influenciadas pelo ataque russo ao sistema de energia elétrica na região portuária de Odessa, na Ucrânia, levando à preocupação do mercado com a continuidade dos embarques de grãos ucraniano. O contrato com vencimento em março/23 encerrou na Quarta-feira, dia 13 de dezembro cotado a U$ 6,53 dólares por bushel.

O relatório de oferta e demanda de dezembro do Departamento de Agricultura Americano não apresentou grandes novidades e foi alinhando com o que o mercado esperava, sendo considerado neutro. Foi apontado uma pequena redução nas exportações americanas e como consequência, aumento nos seus estoques finais. Com relação à Ucrânia, a produção 22/23 foi estimada em 27 milhões de toneladas, produção 36% menor que na safra anterior, consequência do conflito com a Rússia. Os estoques finais globais foram estimados em 298,4 milhões de toneladas, sendo o segundo menor estoque global das últimas cinco safras.

No mercado interno, o preço físico, referência Campinas/CEPEA, encerrou a terça-feira cotado a R$ 86,00 a saca, com valorização de 0,54% nos últimos dias. Os preços do milho internamente seguem sustentados e equilibrados entre a paridade de exportação e os movimentos domésticos, apesar do ritmo dos negócios estarem reduzindo com a proximidade do Natal e o fim do ano.

Os efeitos do fenômeno La Niña não preocupam apenas a produção de milho na Argentina. No sul do Brasil as chuvas mal distribuídas e o clima quente e seco já têm afetado o potencial produtivo das lavouras. No levantamento de dezembro, a Conab reduziu em 710 mil toneladas a produção para o Rio Grande do Sul e em 130 mil toneladas a produção de Santa Catarina. O relatório alerta que a reserva hídrica do solo está bem abaixo do ideal, e caso não ocorra bons volumes de chuva nos próximos dias, as perdas na produtividade poderão se intensificar.

Para o produtor ter maior previsibilidade em seu fluxo de caixa, garantir sua margem de lucro e minimizar à exposição às oscilações dos preços, o Banco do Brasil disponibiliza as Opções Agro BB. Para simular e contratar é rápido e prático. Basta abrir o APP do Banco do Brasil e no Menu Principal acessar a aba “Agro” e em seguida clicar em “Simular e contratar opções agro” e seguir as orientações em tela. Em caso de dúvidas, consulte seu gerente de relacionamento.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Olá, hoje é sexta-feira, 16 de dezembro de 2022, meu nome é Karoline Furlaneto, sou assessora de agronegócios do Banco do Brasil em Lucas do Rio Verde – Mato Grosso e falaremos sobre o cenário do milho. As cotações na Bolsa de Chicago tiveram uma movimentação positiva nos últimos dias, influenciadas pelo ataque russo ao sistema de energia elétrica na região portuária de Odessa, na Ucrânia, levando à preocupação do mercado com a continuidade dos embarques de grãos ucraniano. O contrato com vencimento em março/23 encerrou na Quarta-feira, dia 13 de dezembro cotado a U$ 6,53 dólares por bushel. O relatório de oferta e demanda de dezembro do Departamento de Agricultura Americano não apresentou grandes novidades e foi alinhando com o que o mercado esperava, sendo considerado neutro. Foi apontado uma pequena redução nas exportações americanas e como consequência, aumento nos seus estoques finais. Com relação à Ucrânia, a produção 22/23 foi estimada em 27 milhões de toneladas, produção 36% menor que na safra anterior, consequência do conflito com a Rússia. Os estoques finais globais foram estimados em 298,4 milhões de toneladas, sendo o segundo menor estoque global das últimas cinco safras. No mercado interno, o preço físico, referência Campinas/CEPEA, encerrou a terça-feira cotado a R$ 86,00 a saca, com valorização de 0,54% nos últimos dias. Os preços do milho internamente seguem sustentados e equilibrados entre a paridade de exportação e os movimentos domésticos, apesar do ritmo dos negócios estarem reduzindo com a proximidade do Natal e o fim do ano. Os efeitos do fenômeno La Niña não preocupam apenas a produção de milho na Argentina. No sul do Brasil as chuvas mal distribuídas e o clima quente e seco já têm afetado o potencial produtivo das lavouras. No levantamento de dezembro, a Conab reduziu em 710 mil toneladas a produção para o Rio Grande do Sul e em 130 mil toneladas a produção de Santa Catarina. O relatório alerta que a reserva hídrica do solo está bem abaixo do ideal, e caso não ocorra bons volumes de chuva nos próximos dias, as perdas na produtividade poderão se intensificar. Para o produtor ter maior previsibilidade em seu fluxo de caixa, garantir sua margem de lucro e minimizar à exposição às oscilações dos preços, o Banco do Brasil disponibiliza as Opções Agro BB. Para simular e contratar é rápido e prático. Basta abrir o APP do Banco do Brasil e no Menu Principal acessar a aba “Agro” e em seguida clicar em “Simular e contratar opções agro” e seguir as orientações em tela. Em caso de dúvidas, consulte seu gerente de relacionamento. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima! read more read less

about 1 year ago #agricultura, #agro, #agronegocio, #bancodobrasil, #bb, #broto, #milho, #milhocultura, #safra