Settings
Light Theme
Dark Theme

11/11/2022 - Cenário da soja

11/11/2022 - Cenário da soja
Nov 11, 2022 · 3m 26s

Olá, hoje é sexta-feira, 11 de novembro de 2022, meu nome é Wender Santos, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Silvânia GO e falaremos sobre o cenário...

show more
Olá, hoje é sexta-feira, 11 de novembro de 2022, meu nome é Wender Santos, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Silvânia GO e falaremos sobre o cenário da soja.

A cotação da soja, contrato para Dez/22 na Bolsa de Chicago, fechou o dia 09/11 cotado a U$ 14,51/bushel, mantendo sequência de alta neste mês. Os desdobramentos em relação a manutenção do corredor de exportação no Mar Negro pela Rússia e Ucrânia contribuíram para a alta das commodities de modo geral.

A colheita da safra nos EUA já se aproxima do final, visto que até o dia 07/11 alcançava 94% da área cultivada, percentual superior à média das últimas 5 safras para o período.

Conforme o relatório de oferta e demanda do USDA divulgado em 09/11, a estimativa de produção dos EUA foi elevada para 118,27 milhões de toneladas e a produção global estimada em 390,53 milhões de toneladas. Para o estoque de passagem global houve a elevação para 102,17 milhões de toneladas.

Para a Argentina, o USDA reduziu a estimativa de produção para 49,5 milhões de toneladas e a área cultivada para 16,5 milhões de ha. Importante ressaltar que a Argentina vem sofrendo com clima seco, reflexo do impacto do La Niña.

A CONAB registrou em seu 2° Levantamento da Safra 2022/23 ampliação de estimativa de área a ser cultivada, que deve chegar a 43,24 milhões de ha e proporcionar uma produção de 153,58 milhões de toneladas. O órgão também divulgou que já foram semeadas 57,5% da área estimada.

A previsão do INMET para dezembro indica tendência de chuvas abaixo da média no RS, SC, MS e parte de GO e MG, porém sem prejudicar o desenvolvimento da cultura. Ressalta-se também a previsão de poucas chuvas no MT e MATOPIBA para essa semana, o que pode desacelerar o ritmo de plantio nestas regiões. O La Niña tende a causar impacto moderado na safra de verão brasileira e a partir de fev/23 passar a um cenário de neutralidade para América do Sul.

No Brasil, o preço da oleaginosa, de acordo com o indicador Esalq/BMF/BOVESPA, em 09/11, foi cotado a R$ 186,14/saca, mantendo estabilidade em relação ao início de novembro. Os prêmios nos portos vêm se mantendo valorizados neste mês, sendo cotados a 2,65 US$/Bushel.

Para o produtor ter maior previsibilidade em seu fluxo de caixa, garantir sua margem de lucro e minimizar a exposição às oscilações dos preços, o BB disponibiliza as Opções Agro e o Termo de Moedas (NDF). As Opções Agro podem ser simuladas e contratadas de forma simples e rápida diretamente no aplicativo do BB.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search