Settings
Light Theme
Dark Theme

25/10/2022 - Cenário do mamão

25/10/2022 - Cenário do mamão
Oct 25, 2022 · 3m 50s

Olá, hoje é 25 de outubro de 2022, meu nome é Tânia Cavalcanti, sou Assessora de Agronegócios em Petrolina-PE e falaremos sobre o cenário do mamão. O mamão é uma...

show more
Olá, hoje é 25 de outubro de 2022, meu nome é Tânia Cavalcanti, sou Assessora de Agronegócios em Petrolina-PE e falaremos sobre o cenário do mamão.

O mamão é uma fruta tipicamente tropical, com preferência por ambientes com alta insolação e temperaturas entre 22º e 28° celsius, com períodos de chuva bem distribuídos ou sob irrigação. Suas variedades são classificadas em dois grupos: Solo e Formosa. As do grupo solo são conhecidas como mamão Papaya ou Havai, são menores, com peso médio entre 350g e 600g. Já as do do grupo Formosa possuem peso médio entre 800g e 1100g. O mamão é uma fruta que auxilia a digestão e o trânsito intestinal, rica em fibras.

De acordo com o IBGE, em 2021 foram produzidas cerca de 1,0 milhão de toneladas no Brasil, em uma área de aproximadamente 28 mil ha, com destaque para os Estados do ES, BA, CE e RN, responsáveis por cerca de 86% da produção nacional.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), o Brasil é o segundo produtor mundial e está entre os maiores exportadores, sendo a Europa o principal destino. Devido a fragilidade da sua casca, mais de 90% do volume exportado ocorre por via aérea.

Na balança comercial, de acordo com dados da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados), no primeiro semestre de 2022, as exportações tiveram uma redução de 17% em volume quando comparado ao mesmo período de 2021, porém em valores houve acréscimo de 1%.

Em termos de preços, no mês de set/22 houve aumento ante set/21. De acordo com o Cepea, a cotação média do “formosa”, no estado do Espírito Santo, atingiu R$ 4,07/kg, cerca de 86% superior em relação ao mesmo período do ano passado e do Papaya, tipo 12 a 18, foi de R$ 2,63/kg, aproximadamente 55% acima, em igual período. Essa alta ocorreu, principalmente, devido à redução de produção, ocasionada pelo excesso de chuvas nos meses de outubro a dezembro/2021.

O Banco do Brasil se mantém ao lado do produtor na programação da safra, oferecendo recursos através das linhas de custeio e investimento, para atender as demandas de infraestrutura, tais como:

•Implantação /Manutenção e renovação de pomares;
•Irrigação;
•Transporte e Beneficiamento;
•Packing house.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search