00:00
03:32
Olá, hoje é terça feira, 18 de outubro de 2022, meu nome é Nivia Bassi, sou Assessora de Agronegócios em Novo Horizonte, SP, e vamos falar sobre a carcinicultura no Brasil.

A cadeia produtiva da carcinicultura compreende na produção do camarão, desde a produção da pós-larva em laboratório até a sua comercialização.

De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), a Região Nordeste concentra quase 100% de toda a produção nacional, que em 2021 alcançou 120 mil toneladas, sendo os estados do Ceará e Rio Grande do Norte destaques na criação desse crustáceo, com cerca de 70% de todo o volume produzido no Brasil.

Em 2022, a expectativa é de que o Ceará produza 60 mil toneladas de camarão, com 1.865 fazendas em produção distribuídas em 62 municípios do Estado.

Em recente estudo desenvolvido por Valdemir Queiroz, pesquisador da Embrapa Meio-Norte (PI), foi definida a composição da água necessária para a criação do camarão marinho, longe do litoral. A pesquisa leva em conta a salinidade, a alcalinidade e definiu as doses ideais mínimas de minerais como cálcio, magnésio e potássio e um modelo simplificado para que o camarão-marinho possa ser criado sem a necessidade da água do mar.

Em 2021, a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) lançou o Manual de Boas Práticas de Manejo e de Biossegurança para a Carcinicultura Brasileira, para auxiliar os produtores a conviverem e minimizarem os efeitos devastadores da Mancha-branca que atingiu as principais áreas de criação do crustáceo nos últimos anos, e outras doenças virais e bacterianas, bem como a produzir camarões de forma sustentável, gerando negócios, empregos e renda.

Com a queda de consumo de camarões no período de pandemia, o setor passou por um revés de preço do produto final que, associado ao aumento dos custos de produção, trouxeram desafios adicionais à atividade.

O setor vem recuperando seu espaço, apoiado por campanhas de incentivo ao consumo, como o recém-lançado no Ceará pela Associação dos produtores locais e difundido através de redes sociais pela #EuComoMaisCamarão.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Camarão, a Carcinicultura é considerada a força geradora de trabalho e renda no interior nordestino no anuário 2022.

Apesar da valorização do dólar frente ao real, a exportação de camarão é incipiente no Brasil, com a comercialização ainda sendo direcionada para o mercado interno.

Visando apoiar a carcinicultura, o Banco do Brasil disponibiliza diversas oportunidades de crédito para investimento na construção, reforma e modernização de viveiros de camarão.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável! Até a próxima!
Olá, hoje é terça feira, 18 de outubro de 2022, meu nome é Nivia Bassi, sou Assessora de Agronegócios em Novo Horizonte, SP, e vamos falar sobre a carcinicultura no Brasil. A cadeia produtiva da carcinicultura compreende na produção do camarão, desde a produção da pós-larva em laboratório até a sua comercialização. De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), a Região Nordeste concentra quase 100% de toda a produção nacional, que em 2021 alcançou 120 mil toneladas, sendo os estados do Ceará e Rio Grande do Norte destaques na criação desse crustáceo, com cerca de 70% de todo o volume produzido no Brasil. Em 2022, a expectativa é de que o Ceará produza 60 mil toneladas de camarão, com 1.865 fazendas em produção distribuídas em 62 municípios do Estado. Em recente estudo desenvolvido por Valdemir Queiroz, pesquisador da Embrapa Meio-Norte (PI), foi definida a composição da água necessária para a criação do camarão marinho, longe do litoral. A pesquisa leva em conta a salinidade, a alcalinidade e definiu as doses ideais mínimas de minerais como cálcio, magnésio e potássio e um modelo simplificado para que o camarão-marinho possa ser criado sem a necessidade da água do mar. Em 2021, a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) lançou o Manual de Boas Práticas de Manejo e de Biossegurança para a Carcinicultura Brasileira, para auxiliar os produtores a conviverem e minimizarem os efeitos devastadores da Mancha-branca que atingiu as principais áreas de criação do crustáceo nos últimos anos, e outras doenças virais e bacterianas, bem como a produzir camarões de forma sustentável, gerando negócios, empregos e renda. Com a queda de consumo de camarões no período de pandemia, o setor passou por um revés de preço do produto final que, associado ao aumento dos custos de produção, trouxeram desafios adicionais à atividade. O setor vem recuperando seu espaço, apoiado por campanhas de incentivo ao consumo, como o recém-lançado no Ceará pela Associação dos produtores locais e difundido através de redes sociais pela #EuComoMaisCamarão. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Camarão, a Carcinicultura é considerada a força geradora de trabalho e renda no interior nordestino no anuário 2022. Apesar da valorização do dólar frente ao real, a exportação de camarão é incipiente no Brasil, com a comercialização ainda sendo direcionada para o mercado interno. Visando apoiar a carcinicultura, o Banco do Brasil disponibiliza diversas oportunidades de crédito para investimento na construção, reforma e modernização de viveiros de camarão. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável! Até a próxima! read more read less

about 1 year ago #agro, #agronegocio, #bb, #broto, #camarão, #carcinicultura, #pesca