Settings
Light Theme
Dark Theme

14/10/2022 - Cenário da soja

14/10/2022 - Cenário da soja
Oct 14, 2022 · 3m 29s

Olá, hoje é sexta-feira, 14 de outubro de 2022, meu nome é Luciano Scuccuglia, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Avaré SP e falaremos sobre o cenário...

show more
Olá, hoje é sexta-feira, 14 de outubro de 2022, meu nome é Luciano Scuccuglia, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Avaré SP e falaremos sobre o cenário da soja.

A cotação da soja, contrato Nov/22 na Bolsa de Chicago, fechou o dia 12/10 a U$ 13,95/bushel, acumulando, até o momento, valorização de 2,3% no mês de outubro.

Segundo dados do USDA publicados em 12/10, a perspectiva para a safra de soja 2022/23 nos EUA foi reduzida para 117,38 milhões de toneladas, recuo de 1,78 milhões de toneladas, em comparação ao relatório do mês de setembro.

A colheita nos EUA já alcançou 44% de sua área estimada até 11/10, superando a média das últimos 5 safras para o período. Ressaltamos que 91% do restante das áreas a serem colhidas, estão nas fases de maturação do grão e desfolha.

Para o Brasil, a estimativa de produção foi elevada para 152 milhões de toneladas, com área estimada de 42,9 milhões de ha. Na Argentina, manteve-se a estimativa de 51 milhões de toneladas em 17 milhões de ha.

A CONAB registrou em seu 1° Levantamento da Safra 2022/23, a área a ser cultivada cerca de 42,89 milhões de ha e produção estimada de 152,35 milhões de toneladas. Recentemente o órgão divulgou que já foram semeados 11% da área, aproximadamente 4,72 milhões de ha.

O tamanho da safra prevista sul-americana e seu desenvolvimento, posicionamento dos agentes frente à possível recessão na economia mundial, mecanismos para conter a inflação, incertezas sobre a demanda chinesa face a diminuição do crescimento do seu PIB e agravamento dos conflitos geopolíticos na Europa têm sido os principais direcionadores dos preços da soja.

A previsão do INMET para o mês de outubro indica tendência de chuvas abaixo da média no RS, GO, MATOPIBA e parte do MT e acima da média no PR, MS, MG e SP, estes últimos, em função do excesso de chuvas, deverão sofrer atrasos no avanço do plantio. No MT as chuvas estão ocorrendo e o plantio vem evoluindo. O La Niña estará presente pelo terceiro ano consecutivo, porém, agora, com impacto moderado.

No Brasil, o preço da oleaginosa, de acordo com o indicador Esalq/BMF/BOVESPA, em 11/10, fechou a R$ 182,52/saca, redução de 3,34% em relação ao início de outubro. Embora o prêmio nos portos tenha sofrido re-tração, mantém-se valorizado, com contratos para o mês de novembro em torno de 1,80 US$/Bushel.

Para o produtor ter maior previsibilidade em seu fluxo de caixa, garantir sua margem de lucro e minimizar a exposição às oscilações dos preços, o BB disponibiliza as Opções Agro e o Termo de Moedas (NDF). As Opções Agro podem ser simuladas e contratadas de forma simples e rápida diretamente no aplicativo do BB.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search