00:00
03:07
Olá, hoje é dia 26 de setembro de 2022, meu nome é Diego Berti, sou Assessor de Agronegócios no Banco do Brasil em Varginha/MG e falaremos sobre o cenário da produção de ovos.

Com base em informações de associações regionais, o portal OvoSite aponta que o plantel de galinhas em produção instalado em setembro apresenta o menor volume dos últimos 4 anos, atingindo 111,6 milhões de cabeças, redução de 7,6% se comparado com o mesmo período do ano passado e que deve resultar em um mercado de ovos com oferta mais ajustada.

De acordo com informações obtidas no SIDRA (sistema IBGE de recuperação automática), divulgadas no início deste mês, ao compararmos o 4º trimestre de 2019, que foi o período com o maior número de estabelecimentos produtores de ovos já registrado, com o 2º trimestre de 2022, verificou-se uma redução de 4,4%, movimento que pode estar relacionado ao período de pandemia da Covid-19, aumento de custos e preços pressionados negativamente.

Em relação aos principais itens que compõem o custo de produção de ovos, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em agosto/2022 o preço médio do milho foi 14,08% inferior ao de janeiro/22 e 16,34% menor ante agosto de 2021. Já o preço médio do farelo de soja aumentou 1,35% de janeiro/22 a agosto/22, e a cotação é 15,50% superior ao do farelo de soja em agosto/21.

De janeiro a agosto de 2022, o preço médio da caixa de 30 dúzias de ovos brancos registrou aumento de 47,1%, sendo comercializada, em agosto, por R$ 155,87, maior preço médio registrado este ano.

Neste cenário, observa-se a melhora na relação de troca milho/dz de ovos e manutenção da relação de troca farelo de soja/dz de ovos nos últimos 6 meses, o que tem aumentado o poder de compra do avicultor e melhorado as margens da atividade.

A boa perspectiva sobre a colheita nos Estados Unidos, a estimativa de safra brasileira volumosa e estoques elevados desta temporada são bons indicadores de que os custos de produção tendem a se manter estáveis. O ajuste entre oferta e demanda de ovos proporcionado pela redução de matrizes em postura tem sustentado os preços da proteína.

Considerando o início do Plano Safra 2022/23, o BB oferece aos avicultores a oportunidade de investir em modernização dos galpões de postura, construção de silos graneleiros e fábrica de ração e aquisição de sistemas de geração de energia alternativa, promovendo a eficiência e a sustentabilidade dos negócios.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Olá, hoje é dia 26 de setembro de 2022, meu nome é Diego Berti, sou Assessor de Agronegócios no Banco do Brasil em Varginha/MG e falaremos sobre o cenário da produção de ovos. Com base em informações de associações regionais, o portal OvoSite aponta que o plantel de galinhas em produção instalado em setembro apresenta o menor volume dos últimos 4 anos, atingindo 111,6 milhões de cabeças, redução de 7,6% se comparado com o mesmo período do ano passado e que deve resultar em um mercado de ovos com oferta mais ajustada. De acordo com informações obtidas no SIDRA (sistema IBGE de recuperação automática), divulgadas no início deste mês, ao compararmos o 4º trimestre de 2019, que foi o período com o maior número de estabelecimentos produtores de ovos já registrado, com o 2º trimestre de 2022, verificou-se uma redução de 4,4%, movimento que pode estar relacionado ao período de pandemia da Covid-19, aumento de custos e preços pressionados negativamente. Em relação aos principais itens que compõem o custo de produção de ovos, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em agosto/2022 o preço médio do milho foi 14,08% inferior ao de janeiro/22 e 16,34% menor ante agosto de 2021. Já o preço médio do farelo de soja aumentou 1,35% de janeiro/22 a agosto/22, e a cotação é 15,50% superior ao do farelo de soja em agosto/21. De janeiro a agosto de 2022, o preço médio da caixa de 30 dúzias de ovos brancos registrou aumento de 47,1%, sendo comercializada, em agosto, por R$ 155,87, maior preço médio registrado este ano. Neste cenário, observa-se a melhora na relação de troca milho/dz de ovos e manutenção da relação de troca farelo de soja/dz de ovos nos últimos 6 meses, o que tem aumentado o poder de compra do avicultor e melhorado as margens da atividade. A boa perspectiva sobre a colheita nos Estados Unidos, a estimativa de safra brasileira volumosa e estoques elevados desta temporada são bons indicadores de que os custos de produção tendem a se manter estáveis. O ajuste entre oferta e demanda de ovos proporcionado pela redução de matrizes em postura tem sustentado os preços da proteína. Considerando o início do Plano Safra 2022/23, o BB oferece aos avicultores a oportunidade de investir em modernização dos galpões de postura, construção de silos graneleiros e fábrica de ração e aquisição de sistemas de geração de energia alternativa, promovendo a eficiência e a sustentabilidade dos negócios. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima! read more read less

about 1 year ago #agro, #agronegocio, #avicultura, #aviculturadepostura, #bancodobrasil, #bb, #broto, #ovos