Settings
Light Theme
Dark Theme

19/09/2022 - Cenário da cana-de-açúcar

19/09/2022 - Cenário da cana-de-açúcar
Sep 19, 2022 · 3m 39s

Olá, hoje é 19 de setembro de 2022, meu nome é Wladimir Saavedra, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Araçatuba - SP, e vamos falar sobre o...

show more
Olá, hoje é 19 de setembro de 2022, meu nome é Wladimir Saavedra, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Araçatuba - SP, e vamos falar sobre o cenário da cana-de-açúcar.

Foi divulgado pela Conab em agosto o 2º Levantamento de safra 2022/23. Este levantamento é importante, pois os dados são obtidos por meio de censo das unidades produtoras do Brasil, refletindo de forma mais precisa as intenções industriais do setor sucroenergético.

Assim, a área cultivada com cana-de-açúcar, na safra 2022/23, está estimada em quase 8,13 milhões de hectares, redução de 2,6% ante a safra passada. A migração de áreas para o cultivo de soja e milho foi apontada como o principal motivo desta redução.

A produtividade média esperada na safra 2022/23 é de 70,48 t/ha, 1,6% superior a 2021/22. Apesar do aumento, o déficit hídrico, geadas e granizo, aliados à maior utilização de áreas acima do terceiro corte, prejudicaram a produtividade em ambas as safras.

Para a safra 2022/23, a estimativa de produção de cana-de-açúcar é de 572,7 milhões de toneladas, decréscimo de 1% em relação ao ciclo 2021/22.

Nesta safra, o ATR médio é estimado em 133,2 kg/t, redução de 6% ante à safra anterior. Com isso, o volume previsto de produção de etanol à base de cana-de-açúcar é de 25,83 bilhões de litros, redução de 2,2% em relação à temporada anterior. O déficit de produção de etanol deverá ser suprido pelo aumento na produção de etanol de milho.

Na safra 2022/23, devido à conjuntura interna e externa do etanol e do açúcar, o volume processado de cana tende mais para a fabricação do etanol em detrimento ao açúcar. O acumulado divulgado pela UNICA no mês de setembro, aponta o mix um pouco mais alcooleiro no centro-sul, com 54,8% para o etanol e 45,2% para o açúcar.

Uma possível inclinação açucareira pode ser explicada pelo volume deste produto comercializado antecipadamente, por meio de contratos preestabelecidos. O descompasso entre oferta e crescimento da demanda pós-pandemia tem mantido os bons preços, pois os principais países concorrentes: Índia, Tailândia e Austrália não tem conseguido aumentar suas ofertas do adoçante.

Até o momento, observam-se condições climáticas mais favoráveis para o desenvolvimento da cultura do que na safra anterior, o que, mesmo com a alta nos custos de produção, tem resultado em cenário positivo para a atividade.

O Banco do Brasil dispõe de linhas de financiamento para custear a cana soca, investir em máquinas e implementos, na melhoria da estrutura produtiva, na irrigação e na renovação de canaviais.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search