Settings
Light Theme
Dark Theme

15/08/2022 - Estimativas de safra USDA e Conab

15/08/2022 - Estimativas de safra USDA e Conab
Aug 15, 2022 · 3m 32s

Olá, hoje é segunda-feira, 15 de julho de 2022, meu nome é Jefferson Piccini e sou o Cenarista de Agronegócios do Banco do Brasil e falaremos sobre as projeções de...

show more
Olá, hoje é segunda-feira, 15 de julho de 2022, meu nome é Jefferson Piccini e sou o Cenarista de Agronegócios do Banco do Brasil e falaremos sobre as projeções de safra divulgadas pelo USDA e Conab.

No último dia 10 de agosto, foi divulgado o 11º relatório da safra de grãos brasileira pela Conab, ainda voltada a safra 2021/22, que foi estimada em 271,4 milhões de toneladas, 0,4% inferior a estimativa efetuada em julho.

Esse número, inda pode ser ajustado, visto que as lavouras de inverno e de milho 2ª safra ainda se encontram em colheita.

Para o milho, a Companhia apontou produção total em 114,7 milhões de toneladas, quantidade 31,7% superior à obtida na safra 2021/22. Em relação ao milho 2ª safra, a produção estimada foi reduzida em 1,1 milhão de tonelada, para 87,4 milhões de toneladas, quantidade ainda 43,9% superior à obtida na safra passada.

E na última sexta-feira, dia 12 de agosto, o USDA estimou a safra mundial de milho em 1,18 bilhão de toneladas, redução de 6,3 milhões de toneladas ante a estimativa anterior. Parte desta redução veio da estimativa do Departamento para a safra dos Estados Unidos, que foi reduzida para 364,73 milhões de toneladas, quantidade 3,7 milhões de toneladas inferior ao estimado no relatório de julho de 2022.

Para a soja, o relatório não refletiu a expectativa de mercado, que esperava redução na produtividade média das lavouras norte-americanas, visto que o percentual de lavouras entre boas e excelentes condições vem reduzindo a cada semana, e elevou em 696 mil toneladas a safra 2022/23 do País em relação a estimativa anterior, para 123,3 milhões de toneladas.

Essas projeções, do USDA, resultaram em retração nas cotações da soja na CBOT e valorização nas do milho. Contudo, ambas já se apresentam em campo negativo no dia de hoje, refletindo realização de lucros e posicionamento do mercado frente ao relatório de condições das lavouras norte-americana que será publicado na tarde de hoje, onde é esperada possível melhora nas condições, visto as chuvas recentes em importantes regiões produtoras do país.

Como a aversão ao risco, derivada do receio de recessão nas economias globais e consequente redução no consumo de commodities, ainda está presente e influenciando a precificação desses produtos, os momentos de combinação de elevação cambial e das cotações internacionais podem ser aproveitados pelo produtor para firmar parte de suas vendas e se proteger de baixas futuras, com o mercado de opções.

Para isso, o Banco do Brasil dispõe das opções agropecuárias, que podem ser contratadas na sua agência ou diretamente no app do Banco do Brasil. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil.

Fica a dica de crédito consciente e sustentável.

Obrigado e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search