Settings
Light Theme
Dark Theme

22/07/2022 - Cenário da soja

22/07/2022 - Cenário da soja
Jul 22, 2022 · 3m 37s

Olá, hoje é sexta-feira, 22 de julho de 2022, meu nome é Rogério Sampaio, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Luis Eduardo Magalhães (BA) e falaremos hoje...

show more
Olá, hoje é sexta-feira, 22 de julho de 2022, meu nome é Rogério Sampaio, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Luis Eduardo Magalhães (BA) e falaremos hoje sobre o cenário da soja.

As cotações internacionais da soja, tendo como referência a Bolsa de Chicago - CBOT, vem apresentando, em julho, patamares de preços abaixo de U$ 15,00/Bushel, sendo cotada em 20/07 a U$ 14,90, queda de 11,36%, na variação dos últimos 30 dias. Para setembro, os contratos estão abaixo da cotação atual, sendo negociados por U$ 13,96/ Bushel.

As condições climáticas norte-americanas, apresentaram nos últimos relatórios, chuvas esparsas, em menores volumes e permanência de clima quente e seco. De acordo com o último relatório do USDA, 61% da área cultivada encontra-se em condições boas e excelentes. Inicialmente, a previsão de área a ser semeada era de 36,4 milhões de ha, mas na última publicação foi apontada uma área de 35,41 milhões de há, sendo corrigida a produção estimada para 122,61 milhões de toneladas ante as 126 milhões de toneladas iniciais.

Outros fatores também têm influenciado o mercado internacional, sendo: o cenário de alta dos juros nas principais economias do mundo; A permanência da guerra entre Rússia e Ucrânia, que tem gerado dificuldades nas exportações de grãos e as incertezas da demanda chinesa em função das restrições provocadas pela Covid.

A última divulgação da Conab apontou a safra nacional em 124,04 milhões de toneladas, redução de 10,2% em relação à produção da safra 20/21, e produtividade média de 3.029 kg/ha em 40,95 milhões de ha.

Para a próxima safra, a estimativa atual é que sejam cultivados 42 milhões de ha, aumento de 2,41% em relação à safra passada, conforme o USDA.

Seguindo as cotações externas, que apresentaram movimento de baixa no início de julho, os preços da oleaginosa no Brasil, seguem em estabilidade nos últimos dias. O indicador Esalq/BMF/BOVESPA, em 20/07, foi cotado a R$ 191,61/ saca, redução de 1,72% em relação a variação do mês de julho. O prêmio nos portos vem apresentando queda em função da baixa demanda internacional cotado para o mês de julho em 0,75 US$/ Bushel.

A comercialização da safra brasileira 21/22 alcançou 75%, abaixo do índice de 81% neste mesmo período na safra 20/21 e abaixo dos 80% da média das safras anteriores. Estima-se que 20% da produção prevista 22/23 já foi comercializada.

Para o produtor ter maior previsibilidade em seu fluxo de caixa, garantir sua margem de lucro e minimizar a exposição às oscilações dos preços, o BB disponibiliza as Opções Agro e o Termo de Moedas (NDF). As Opções Agro podem ser simuladas e contratadas de forma simples e rápida diretamente no aplicativo do BB. Consulte seu Gerente de relacionamento para maiores informações.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search