Settings
Light Theme
Dark Theme

02/05/2022 - Cenário da cebola

02/05/2022 - Cenário da cebola
May 2, 2022 · 3m 13s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é 02 de maio de 2022. Meu nome é Barbara Regina Ferreira Correa, sou assessora de Agronegócios em São Gotardo (MG), e falaremos...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é 02 de maio de 2022. Meu nome é Barbara Regina Ferreira Correa, sou assessora de Agronegócios em São Gotardo (MG), e falaremos sobre o cenário da cebola.

De acordo com a Embrapa, a cebola é uma das hortaliças condimentares mais cultivadas e importantes do mundo. É originária da Ásia Central, cultivada na Índia e na China desde tempos antigos.

A China é o maior produtor, seguida da Índia. Juntos, somam 50% de toda a produção mundial do bulbo. O Brasil está entre os sete maiores produtores mundiais.

As regiões Sul e Sudeste concentram 82% da produção nacional, com destaque para Santa Catarina, que é o maior estado produtor de cebola, com cerca de 30% da produção nacional e quase 18 mil hectares cultivados.

Neste momento, a nova safra catarinense está na fase de formação de canteiros, enquanto os estados de São Paulo e Minas Gerais estão iniciando a fase da colheita.

Os preços no Sul do Brasil estão próximos a R$ 4,00/kg, preço favorecido pela boa qualidade da cebola nesta safra. Apesar do custo de produção ter se elevado em mais de 40%, o produtor tem a expectativa de bons lucros nesta safra.

Dada a alta perecibilidade, o transporte até o mercado consumidor, muitas vezes realizado por longas distâncias, aliado ao armazenamento inadequado e por extensos períodos (necessários para se obter melhores preços ao longo do ano), há registro de perdas pós-colheita, de 15 a 30%, dependendo das condições climáticas.

Nesse sentido, para apoiar o cebolicultor, além do tradicional custeio da produção, o Banco do Brasil disponibiliza linhas de crédito para investimento na construção de galpões para o armazenamento e beneficiamento da produção, bem como para aquisição de caminhões refrigerados e outras melhorias na infraestrutura da propriedade, a exemplo de instalação de sistemas de irrigação das lavouras, sendo eles por canhões de aspersão, por gotejamento ou outros, valendo-se até da perfuração de poços artesianos.

Assim, o produtor poderá garantir a qualidade da cebola por período maior, permitindo a comercialização em momentos mais favoráveis de preços, melhorando assim suas margens. Para mais informações, procure seu gerente de relacionamento.

E, para ouvir este e outros BBcasts, acesse blog.broto.com.br/bbcast-agro ou busque por “BBcast Agro” em sua plataforma de streaming de preferência.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search