00:00
03:18
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é quarta-feira, 26 de janeiro de 2022. Eu sou João Vitor Wolff Bastos, assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Londrina, no Paraná, e hoje vamos falar sobre o mercado de café arábica.

Os dados divulgados recentemente pela Conab apontam para uma produção de 38,7 milhões de sacas de café arábica e 16,9 milhões de sacas de café conilon, totalizando 55,7 milhões de sacas para a Safra Brasil 2022/23. Esse volume é 16,8% superior à safra 2021/22, mas é 11,6% inferior a safra 2020/21, também de ciclo bienal positivo.

Mesmo com uma safra de ciclo de maior produção em 2022, a safra 2023 ganha importância e os bons índices pluviométricos atuais indicam um bom início de ciclo bienal para a safra de 2023, além de um bom desenvolvimento de frutos para a safra 2022 corrente.

Dado o período atual chuvoso e com o retorno do sol e do calor, em breve teremos café amadurecendo e uma melhor visão da safra 2022.

O mercado atual já sinaliza preços invertidos nas safras 23 e 24, ou seja, cotações futuras com valores menores que os contratos com vencimento mais recente. Definir o momento ótimo para venda do produto não é uma tarefa fácil, mas é fundamental que o cafeicultor assegure margens que cubram, incialmente, ao menos seus custos de produção, que, sabemos, possui diversos itens que são impactados pela variação cambial. Vale lembrar que os preços atuais físicos e em Nova Iorque são os maiores desde a safra 2011/12.

O cenário ainda apresenta incertezas acerca da relação oferta-consumo, e o produtor tem sido prudente, realizando vendas de forma escalonada, sem pressão vendedora, cientes da menor oferta e de que cerca de 82% da safra 2021 já foi comercializada.

A estratégia de vendas antecipadas pode ter seus riscos amenizados por meio da contratação concomitante das Opções Agro BB, seja por meio de uma PUT ou de uma CALL, que permitirão assegurar a participação no mercado em caso de movimentos de preços diferentes inicialmente previsto.

Não deixe de escutar o BBCast da próxima segunda-feira, dia 31, que explicará de forma objetiva as Opções Agro BB e dará dicas de Opções para o momento atual da safra de algumas culturas, além de como você poderá simular e contratar a sua proteção de preços junto ao Banco do Brasil.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é quarta-feira, 26 de janeiro de 2022. Eu sou João Vitor Wolff Bastos, assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Londrina, no Paraná, e hoje vamos falar sobre o mercado de café arábica. Os dados divulgados recentemente pela Conab apontam para uma produção de 38,7 milhões de sacas de café arábica e 16,9 milhões de sacas de café conilon, totalizando 55,7 milhões de sacas para a Safra Brasil 2022/23. Esse volume é 16,8% superior à safra 2021/22, mas é 11,6% inferior a safra 2020/21, também de ciclo bienal positivo. Mesmo com uma safra de ciclo de maior produção em 2022, a safra 2023 ganha importância e os bons índices pluviométricos atuais indicam um bom início de ciclo bienal para a safra de 2023, além de um bom desenvolvimento de frutos para a safra 2022 corrente. Dado o período atual chuvoso e com o retorno do sol e do calor, em breve teremos café amadurecendo e uma melhor visão da safra 2022. O mercado atual já sinaliza preços invertidos nas safras 23 e 24, ou seja, cotações futuras com valores menores que os contratos com vencimento mais recente. Definir o momento ótimo para venda do produto não é uma tarefa fácil, mas é fundamental que o cafeicultor assegure margens que cubram, incialmente, ao menos seus custos de produção, que, sabemos, possui diversos itens que são impactados pela variação cambial. Vale lembrar que os preços atuais físicos e em Nova Iorque são os maiores desde a safra 2011/12. O cenário ainda apresenta incertezas acerca da relação oferta-consumo, e o produtor tem sido prudente, realizando vendas de forma escalonada, sem pressão vendedora, cientes da menor oferta e de que cerca de 82% da safra 2021 já foi comercializada. A estratégia de vendas antecipadas pode ter seus riscos amenizados por meio da contratação concomitante das Opções Agro BB, seja por meio de uma PUT ou de uma CALL, que permitirão assegurar a participação no mercado em caso de movimentos de preços diferentes inicialmente previsto. Não deixe de escutar o BBCast da próxima segunda-feira, dia 31, que explicará de forma objetiva as Opções Agro BB e dará dicas de Opções para o momento atual da safra de algumas culturas, além de como você poderá simular e contratar a sua proteção de preços junto ao Banco do Brasil. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima! Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar. read more read less

2 years ago #agricultura, #agro, #agronegocio, #arábica, #bancodobrasil, #bb, #broto, #café, #safra