00:00
02:17
Olá! Hoje é quarta-feira, 27 de outubro de 2021. Eu sou Clayton Igarashi, assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Caratinga, Minas Gerais, e vamos falar sobre o cenário do café conilon.

Após as chuvas recentes na maior região produtora de café conilon no Brasil, as lavouras no Espírito Santo encontram-se em bom estado fisiológico e vegetativo, com perspectivas de uma safra recorde em 2022.

O preço do produto no mercado interno tem mantido a tendência de recorde histórico, com uma média de R$ 784,00/saca no mês de outubro, ocorrendo uma pequena queda nos últimos cinco dias. Contudo, o mercado futuro do café conilon em Londres operou, na última segunda-feira, com expressiva valorização para os principais contratos, em virtude de problemas para escoamento do produto pelo Vietnã, ocasionados pela falta de contêineres.

A alta dos preços dos insumos como cloreto de potássio, fosfatados e glifosato vem impactando os custos de produção do cafeicultor. Além disso, seguem atentos à possibilidade de encontrarem dificuldade de adquirir esses produtos para a próxima safra, visto o cenário atual de escassez desses em nível mundial.

Com a dificuldade de se encontrar mão deobra no Espírito Santo – situação agravada durante a pandemia do coronavírus – os cafeicultores têm buscado técnicas que facilitem o manejo da lavoura, como o microterraceamento, que trazem mais segurança para os trabalhadores e podem diminuir em 30% a utilização de mão de obra. A técnica, muito usada no manejo de cafezais de arábica em terrenos montanhosos, tem se mostrado vantajosa também para o conilon.

Para atender essas e outras demandas, o cafeicultor pode contar com o apoio do Banco do Brasil, que disponibiliza linhas de crédito para investimento, atendendo às práticas conservacionistas do solo, assim como de linhas de crédito para comercialização do produto e o custeio da aquisição dos insumos. E, a fim de mitigar o risco de preço, assegurar margens satisfatórias e resultados mais previsíveis para sua safra, aproveitando os preços recordes históricos para o produto, contamos com as Opções Agropecuárias do Banco do Brasil.

Conte sempre com a assessoria em agronegócios e toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
Olá! Hoje é quarta-feira, 27 de outubro de 2021. Eu sou Clayton Igarashi, assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Caratinga, Minas Gerais, e vamos falar sobre o cenário do café conilon. Após as chuvas recentes na maior região produtora de café conilon no Brasil, as lavouras no Espírito Santo encontram-se em bom estado fisiológico e vegetativo, com perspectivas de uma safra recorde em 2022. O preço do produto no mercado interno tem mantido a tendência de recorde histórico, com uma média de R$ 784,00/saca no mês de outubro, ocorrendo uma pequena queda nos últimos cinco dias. Contudo, o mercado futuro do café conilon em Londres operou, na última segunda-feira, com expressiva valorização para os principais contratos, em virtude de problemas para escoamento do produto pelo Vietnã, ocasionados pela falta de contêineres. A alta dos preços dos insumos como cloreto de potássio, fosfatados e glifosato vem impactando os custos de produção do cafeicultor. Além disso, seguem atentos à possibilidade de encontrarem dificuldade de adquirir esses produtos para a próxima safra, visto o cenário atual de escassez desses em nível mundial. Com a dificuldade de se encontrar mão deobra no Espírito Santo – situação agravada durante a pandemia do coronavírus – os cafeicultores têm buscado técnicas que facilitem o manejo da lavoura, como o microterraceamento, que trazem mais segurança para os trabalhadores e podem diminuir em 30% a utilização de mão de obra. A técnica, muito usada no manejo de cafezais de arábica em terrenos montanhosos, tem se mostrado vantajosa também para o conilon. Para atender essas e outras demandas, o cafeicultor pode contar com o apoio do Banco do Brasil, que disponibiliza linhas de crédito para investimento, atendendo às práticas conservacionistas do solo, assim como de linhas de crédito para comercialização do produto e o custeio da aquisição dos insumos. E, a fim de mitigar o risco de preço, assegurar margens satisfatórias e resultados mais previsíveis para sua safra, aproveitando os preços recordes históricos para o produto, contamos com as Opções Agropecuárias do Banco do Brasil. Conte sempre com a assessoria em agronegócios e toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima! Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar. read more read less

2 years ago #agricultura, #agro, #agronegocio, #bancodobrasil, #bb, #broto, #café, #conilon, #safra