00:00
02:44
Olá! Hoje é quarta-feira, 29 de setembro de 2021. Meu nome é Fabíola Lira, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em São Borja, Rio Grande do Sul, e falaremos hoje sobre o cenário do arroz.

De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), observou-se nas últimas semanas o arrefecimento da demanda interna por parte dos setores varejista e atacadista, devido ao atual patamar de preços elevados e ao menor poder de compra de grande parte da população.


Atualmente, conforme o Indicador Esalq/Senar-RS, os preços do arroz em casca com classificação de 58% grãos inteiros estão próximos aos 75 reais por saca de 50 kg. Houve redução de 3,8%, se comparado ao mesmo período do mês anterior.


No entanto, o setor avalia que os preços seguirão em patamares remuneradores, acima da média histórica, porém inferiores aos registrados no segundo semestre de 2020, o que somado à elevação dos custos de produção (de 20 a 30%) e à concorrência por área com a soja, deverá resultar em pequena expansão das lavouras de arroz no país.


Para a safra 21/22, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), espera-se incremento de apenas 1,4% da área cultivada em relação à safra anterior. Com isso, a produção nacional tende a alcançar 11,8 milhões de toneladas, ou seja, acréscimo de 0,4% em relação à safra 20/21.


No tocante às exportações, no mês de agosto, foram embarcadas 114,5 mil toneladas (em equivalente casca), superando em 19,5% o volume registrado em julho. Vale ressaltar que esta é a maior quantidade mensal escoada pelo Brasil desde outubro de 2020 (quando 153,5 mil toneladas foram embarcadas), conforme divulgado pela Secretaria de Comércio Exterior.

Para você, produtor que procura investir na atividade, o Banco do Brasil, maior parceiro do agronegócio, dispõe de linhas específicas para aquisição de máquinas e implementos, bem como para construção e ampliação de unidades de armazenagem. Para mais informações, procure seu gerente de relacionamento.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Olá! Hoje é quarta-feira, 29 de setembro de 2021. Meu nome é Fabíola Lira, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em São Borja, Rio Grande do Sul, e falaremos hoje sobre o cenário do arroz. De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), observou-se nas últimas semanas o arrefecimento da demanda interna por parte dos setores varejista e atacadista, devido ao atual patamar de preços elevados e ao menor poder de compra de grande parte da população. Atualmente, conforme o Indicador Esalq/Senar-RS, os preços do arroz em casca com classificação de 58% grãos inteiros estão próximos aos 75 reais por saca de 50 kg. Houve redução de 3,8%, se comparado ao mesmo período do mês anterior. No entanto, o setor avalia que os preços seguirão em patamares remuneradores, acima da média histórica, porém inferiores aos registrados no segundo semestre de 2020, o que somado à elevação dos custos de produção (de 20 a 30%) e à concorrência por área com a soja, deverá resultar em pequena expansão das lavouras de arroz no país. Para a safra 21/22, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), espera-se incremento de apenas 1,4% da área cultivada em relação à safra anterior. Com isso, a produção nacional tende a alcançar 11,8 milhões de toneladas, ou seja, acréscimo de 0,4% em relação à safra 20/21. No tocante às exportações, no mês de agosto, foram embarcadas 114,5 mil toneladas (em equivalente casca), superando em 19,5% o volume registrado em julho. Vale ressaltar que esta é a maior quantidade mensal escoada pelo Brasil desde outubro de 2020 (quando 153,5 mil toneladas foram embarcadas), conforme divulgado pela Secretaria de Comércio Exterior. Para você, produtor que procura investir na atividade, o Banco do Brasil, maior parceiro do agronegócio, dispõe de linhas específicas para aquisição de máquinas e implementos, bem como para construção e ampliação de unidades de armazenagem. Para mais informações, procure seu gerente de relacionamento. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima! read more read less

2 years ago #agricultura, #agro, #agronegocio, #arroz, #bancodobrasil, #bb, #broto, #safra