Settings
Light Theme
Dark Theme

15/09/2021 - Cenário do clima e perspectivas para safra 2021/22

15/09/2021 - Cenário do clima e perspectivas para safra 2021/22
Sep 15, 2021 · 2m 46s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é 15 de setembro de 2021. Meu nome é Alexandre Muzy Bittencourt, sou assessor na Diretoria de Agronegócios do Banco no Brasil em...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é 15 de setembro de 2021. Meu nome é Alexandre Muzy Bittencourt, sou assessor na Diretoria de Agronegócios do Banco no Brasil em Brasília, e vamos falar um pouco sobre os fenômenos climáticos e a perspectiva de clima para a safra 2021/22.

Os modelos climatológicos apontam para resfriamento acima de meio grau celsius da normal climatológica de temperatura do Oceano Pacífico, entre a costa do Peru e a Oceania, indicando a elevada possibilidade de ocorrência do fenômeno climático La Niña.

Conforme modelo de previsão oficial do International Research Institute for Climate and Society, (IRI, sigla em inglês), há probabilidade superior a 50% de permanência dos efeitos do fenômeno climático La Niña durante o período de setembro de 2021 a março de 2022.

Os principais efeitos desse fenômeno são a redução das chuvas, temperaturas elevadas e clima seco nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Nas regiões Norte e parte Norte do Nordeste ocorre a elevação do volume e frequência das chuvas durante o verão. Na região Centro-Oeste, a influência do fenômeno resulta no atraso do início das chuvas.

La Niña também interfere na atuação das cinco massas de ar que atuam sobre nosso país e na diminuição da atuação da zona de convergência do Atlântico Sul, que leva chuvas por uma faixa que se estende da região amazônica, passando pela região Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, durante a primavera e verão no hemisfério sul.

A temperatura do Oceano Atlântico também influencia o regime pluviométrico, atua na zona de convergência intercontinental (que leva chuvas ao Norte e Nordeste) e potencializa outros fatores.

A interação destes dois fenômenos pode resultar em maiores estiagens na região Centro-Oeste, como observado em 2021.

Está previsto para a safra 2021/22 um La Niña mais ameno – contudo, com temperaturas elevadas para o Oceano Atlântico.

Conforme projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há elevada probabilidade de chuvas abaixo da normal climatológica entre os meses de setembro e novembro de 2021.

Os modelos apontam para volumes acumulados inferiores a 100 milímetros em setembro e 130 milímetros para outubro na região Centro-Oeste, elevando-se para volumes acima de 200 milímetros a partir de novembro. Contudo, projetando redução das chuvas para as regiões Sul, São Paulo e parte do Mato Grosso do Sul neste mês.

Assim, observe constantemente as previsões climáticas para a decisão do plantio e, dadas as incertezas, torna-se indispensável a adoção de mitigadores, como as opções para travar custos e margens e o seguro agrícola, para não passar apuros com o clima.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável.. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo o que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search