Settings
Light Theme
Dark Theme

13/09/2021 - Cenário da citricultura

13/09/2021 - Cenário da citricultura
Sep 13, 2021 · 2m 46s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é dia 13 de setembro de 2021. Meu nome é Márcia Calixto, assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Bauru, estado de...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é dia 13 de setembro de 2021. Meu nome é Márcia Calixto, assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Bauru, estado de São Paulo, e vamos falar um pouco sobre o cenário da citricultura.

A seca tem prejudicado os pomares do cinturão citrícola, estado de São Paulo e triângulo Sudoeste Mineiro, que se encontram em situação crítica.

Não há absorção de nutrientes, e o crescimento das plantas é interrompido por falta de umidade no solo.

Os eventos de geada no mês de julho agravaram a situação. As cultivares mais precoces foram menos afetadas, mas aquelas de ciclo médio e tardio estão apresentando maiores problemas de desenvolvimento.

Já as lavouras irrigadas encontravam-se em melhores condições fisiológicas do que hoje as de sequeiro e, por isso, foram menos afetadas pelas geadas.

Nos pomares estabelecidos, atingidos pela geada, houve a queima de ponteiro das folhas, mas as plantas tendem a se recuperar.

Nos pomares mais jovens e recém-plantados, os efeitos foram mais severos, com perda total e morte das plantas.

Apesar de ser ano de safra alta, os pomares podem apresentar menor produtividade, com menor quantidade e tamanho dos frutos.

O foco dos produtores agora está na verificação dos danos provocados pela geada e no tipo de manejo que deverá ser adotado para a recuperação dos pomares danificados.

As perdas estão variando entre 5% e 50% em relação à produção prevista, e estes números poderão aumentar, caso as chuvas não ocorram em volume e regularidade esperados.

O cenário atual para preços da fruta é favorável, visto que a demanda segue aquecida e a oferta restrita.

Os preços da laranja devem seguir firmes, fundamentados na continuidade da oferta restrita em função do baixo volume de chuvas na safra.

Assim, o momento é oportuno para investimentos na cultura, já que se aproxima o período do plantio e renovação de pomares.

Para atender o citricultor, o Banco do Brasil possui linhas específicas, como Pronaf, Pronamp, Moderagro e Investagro.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios de toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo o que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search