00:00
20:46
Depois de um estouro inicial na Jovem Guarda, a cantora paulista Vanusa se tornou uma estrela de primeira grandez na década de 1970. Em músicas e álbuns inovadores, a cantora explorou caminhos diversos e parceria com nomes fortes da música brasileira, de Belchior a Zé Ramalho.

Além disso, Vanusa foi uma pioneira na introdução de uma ótica feminista na música brasileira, em que a mulher é dona de sua vida e não precisa vincular sua felicidade a um homem. E foi além: em "SOS Mulher", de 1981, a cantora abordou a violência doméstica.

O podcast de música do Nexo percorre músicas e temas importantes da obra da cantora, que morreu em 8 de novembro, aos 73 anos. O programa conta com a participação de dois convidados: o jornalista e produtor musical Marcus Preto e a jornalista e apresentadora Fabiane Pereira.

//
Músicas do programa
Vanusa - Gaiola dourada
Vanusa - Pra nunca mais chorar
Vanusa - Negro
Vanusa - Atômico platônico
Vanusa - Manhãs de setembro
Vanusa - What to do
Black Sabbath - Sabbath bloody sabbath
John Entwistle - My Size
Música-tema do "Fantástico"
Vanusa - Avôhai
Vanusa - Paralelas
Vanusa - Rotinas
Vanusa - SOS Mulher
Vanusa - Esperando Aviões
Vanusa - Congênito

//
Dicas da edição
Liniker - Psiu
The Weather Report - Robber
Luedji Luna - Tirania
Depois de um estouro inicial na Jovem Guarda, a cantora paulista Vanusa se tornou uma estrela de primeira grandez na década de 1970. Em músicas e álbuns inovadores, a cantora explorou caminhos diversos e parceria com nomes fortes da música brasileira, de Belchior a Zé Ramalho. Além disso, Vanusa foi uma pioneira na introdução de uma ótica feminista na música brasileira, em que a mulher é dona de sua vida e não precisa vincular sua felicidade a um homem. E foi além: em "SOS Mulher", de 1981, a cantora abordou a violência doméstica. O podcast de música do Nexo percorre músicas e temas importantes da obra da cantora, que morreu em 8 de novembro, aos 73 anos. O programa conta com a participação de dois convidados: o jornalista e produtor musical Marcus Preto e a jornalista e apresentadora Fabiane Pereira. // Músicas do programa Vanusa - Gaiola dourada Vanusa - Pra nunca mais chorar Vanusa - Negro Vanusa - Atômico platônico Vanusa - Manhãs de setembro Vanusa - What to do Black Sabbath - Sabbath bloody sabbath John Entwistle - My Size Música-tema do "Fantástico" Vanusa - Avôhai Vanusa - Paralelas Vanusa - Rotinas Vanusa - SOS Mulher Vanusa - Esperando Aviões Vanusa - Congênito // Dicas da edição Liniker - Psiu The Weather Report - Robber Luedji Luna - Tirania read more read less

3 years ago