00:00
27:26
Nesta edição do InterD, vamos falar sobre certos fenômenos extraordinários. Para isso, a gente recebe o jornalista e pesquisador Carlos Orsi, que lançou a segunda edição revista e ampliada de seu “O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião”, da Editora Unesp. A obra busca facilitar o acesso do público às conclusões científicas sobre eventos tidos como milagrosos.

A obra busca facilitar o acesso do público às conclusões científicas sobre eventos tidos como milagrosos.

Ao longo de 16 capítulos, o autor oferece evidências coletadas por cientistas a respeito de fenômenos como possessão demoníaca, relíquias de sangue, ressurreição e o “falar em línguas”.

Carlos Orsi é jornalista e escritor. Atua como editor-chefe da revista Questão de Ciência e é fundador do instituto de mesmo nome.

Formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), escreveu obras dedicadas à divulgação científica, como Pura picaretagem (sobre charlatanismo quântico, em coautoria com o físico Daniel Bezerra), Livro da astrologia e Ciência no cotidiano (em coautoria com Natalia Pasternak).

Em 1997, criou no Grupo Estado a seção online “Ano 2000”, iniciativa pioneira de divulgação científica na internet nacional.

Foi repórter especial do Jornal da Unicamp, no qual manteve a coluna “Telescópio”, e colaborou com a revista Galileu com a coluna “Olhar Cético”, em que tratava de pseudociências e temas polêmicos sob a ótica científica.

Em 2021, estreou como autor de trabalhos acadêmicos, com artigos publicados nos periódicos Frontiers in Communication e Genetics and Molecular Biology.

Apresentação: AD Luna
Edição: Pedro Santos/Estúdio Bacamarte

Site: www.interd.net.br

PIX e contato: interdcontato@gmail.com
Nesta edição do InterD, vamos falar sobre certos fenômenos extraordinários. Para isso, a gente recebe o jornalista e pesquisador Carlos Orsi, que lançou a segunda edição revista e ampliada de seu “O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião”, da Editora Unesp. A obra busca facilitar o acesso do público às conclusões científicas sobre eventos tidos como milagrosos. A obra busca facilitar o acesso do público às conclusões científicas sobre eventos tidos como milagrosos. Ao longo de 16 capítulos, o autor oferece evidências coletadas por cientistas a respeito de fenômenos como possessão demoníaca, relíquias de sangue, ressurreição e o “falar em línguas”. Carlos Orsi é jornalista e escritor. Atua como editor-chefe da revista Questão de Ciência e é fundador do instituto de mesmo nome. Formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), escreveu obras dedicadas à divulgação científica, como Pura picaretagem (sobre charlatanismo quântico, em coautoria com o físico Daniel Bezerra), Livro da astrologia e Ciência no cotidiano (em coautoria com Natalia Pasternak). Em 1997, criou no Grupo Estado a seção online “Ano 2000”, iniciativa pioneira de divulgação científica na internet nacional. Foi repórter especial do Jornal da Unicamp, no qual manteve a coluna “Telescópio”, e colaborou com a revista Galileu com a coluna “Olhar Cético”, em que tratava de pseudociências e temas polêmicos sob a ótica científica. Em 2021, estreou como autor de trabalhos acadêmicos, com artigos publicados nos periódicos Frontiers in Communication e Genetics and Molecular Biology. Apresentação: AD Luna Edição: Pedro Santos/Estúdio Bacamarte Site: www.interd.net.br PIX e contato: interdcontato@gmail.com read more read less

2 years ago #carlosorsi, #ceticismo, #ciência, #cristianismo, #milagres, #religião