Settings
Light Theme
Dark Theme

Episódio 1 - A importância dos Oceanos sob diferentes olhares

Episódio 1 - A importância dos Oceanos sob diferentes olhares
Jun 8, 2020 · 46m 39s

Para nosso episódio inaugural, o bate papo é em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado no dia 08 de junho. Esta data foi criada para relembrar a importância dos...

show more
Para nosso episódio inaugural, o bate papo é em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado no dia 08 de junho. Esta data foi criada para relembrar a importância dos oceanos para a vida no Planeta Terra e discutir quais os diferentes impactos que as atividades humanas estão provocando neste ambiente.

Em termos de relevância, sabemos que grande parte da superfície terrestre é formada pelos oceanos, que têm ampla importância para a manutenção da vida no mundo: são os principais responsáveis pela regulação do clima, representam uma grande variedade de biodiversidade e boa parte do oxigênio também é gerado nesse ambiente, através das algas marinhas. Além disso, também é relevante para a economia, por meio da extração de recursos naturais, transporte de mercadorias, turismo e algumas vezes, fornecedor de energia elétrica.

Mas apesar de todo o seu valor, são inúmeros os impactos causados pela atividade humana aos oceanos e as consequências estão se tornando cada vez mais evidentes e ameaçando a manutenção da vida no planeta como um todo, inclusive a dos seres humanos. E mesmo quem não mora no litoral ou depende diretamente do mar, influencia e é afetado por todas as consequências dos nossos impactos. A questão não é simples de ser resolvida e não existe um único caminho. A Organização das Nações Unidas, dentro os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº 14, promove a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. A celebração do Dia Mundial dos Oceanos representa um espaço para divulgarmos essas reflexões e levarmos essas informações para públicos variados, por isso o título do nosso primeiro encontro é “a importância dos oceanos sob diferentes olhares”.

Convidados:
José Carlos – Pescador e morador tradicional da Ponta da Trincheira;

Letícia Quito – Bióloga, gestora da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará e moradora de Cananéia-SP;

Noeli Neves – Monitora ambiental e moradora da comunidade tradicional do Itacuruçá;

Shany Nagaoka – Bióloga e técnica de campo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS);

Tatiane Cardoso – Moradora tradicional da Nova Enseada e participante do coletivo mulheres artesãs da Enseada da Baleia, que trabalha com economia solidária.

Mediação:
Kelly Pansard – Coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Boto-Cinza.

O Projeto Boto-Cinza é uma realização do @ipecpesquisas e conta com patrocínio @petrobras por meio do programa #PetrobrasSocioambiental
show less
Information
Author Projeto Boto-Cinza
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search