00:00
26:38
A areia branca, geralmente já fininha, ia direto para as telas. Os grãos coloridos, encontrados em torrões na Serra Dourada, na cidade de Goiás, passavam pela peneira antes de se tornarem obras de arte. Ela se orgulhava de jamais ter usado areia de outros lugares - nem tingidas artificialmente. Foi dessa forma que a artista plástica goiana Goiandira do Couto entrou para a história. O legado de Goiandira, que morreu em 2011 aos 95 anos, é tema desta edição do Magazine Sonoro, podcast de cultura do POPULAR.
Goiandira não se casou nem teve filhos. Todos os direitos autorais das obras da artista e seus pertences ficaram sob responsabilidade de sua irmã caçula, Isabel Ayres do Couto, a dona Lozita, que atualmente vive no Tocantins. Um rico acervo que está sob risco. Para discutir essa situação, o programa tem como convidados especiais o cineasta Lázaro Ribeiro, amigo da pintora, e Auriovane D'Ávila, um dos alunos e discípulos da técnica utilizada por Goiandira.
A areia branca, geralmente já fininha, ia direto para as telas. Os grãos coloridos, encontrados em torrões na Serra Dourada, na cidade de Goiás, passavam pela peneira antes de se tornarem obras de arte. Ela se orgulhava de jamais ter usado areia de outros lugares - nem tingidas artificialmente. Foi dessa forma que a artista plástica goiana Goiandira do Couto entrou para a história. O legado de Goiandira, que morreu em 2011 aos 95 anos, é tema desta edição do Magazine Sonoro, podcast de cultura do POPULAR. Goiandira não se casou nem teve filhos. Todos os direitos autorais das obras da artista e seus pertences ficaram sob responsabilidade de sua irmã caçula, Isabel Ayres do Couto, a dona Lozita, que atualmente vive no Tocantins. Um rico acervo que está sob risco. Para discutir essa situação, o programa tem como convidados especiais o cineasta Lázaro Ribeiro, amigo da pintora, e Auriovane D'Ávila, um dos alunos e discípulos da técnica utilizada por Goiandira. read more read less

3 years ago #magazinesonoro, #opopular