Settings
Light Theme
Dark Theme

A minha alma glorifica o Senhor

A minha alma glorifica o Senhor
Nov 2, 2019 · 5m 36s

Por São João Eudes. Essas palavras são cheias de grandes mistérios. Consideremo-las atentamente, e com espírito de humildade, respeito e piedade, para que nos animemos a glorificar a Deus, com...

show more
Por São João Eudes.

Essas palavras são cheias de grandes mistérios. Consideremo-las atentamente, e com espírito de humildade, respeito e piedade, para que nos animemos a glorificar a Deus, com a Bem-aventurada Virgem, pelas grandes e maravilhosas coisas que operou n'Ela, por Ela, para Ela e também para nós.

A minha alma glorifica o Senhor. Observai que a Bem-aventurada Virgem não diz "Eu glorifico", mas sim "A minha alma glorifica o Senhor", para demonstrar que Ela O glorifica do mais íntimo do seu coração e em toda a extensão de suas potências interiores. Não O glorifica somente com os lábios e a língua, mas emprega todas as faculdades de sua alma: o entendimento, a memória, a vontade e todas as potências das partes superior e inferior de sua alma.


E não O glorifica somente em seu nome particular, nem para satisfazer às infinitas obrigações que tem de fazê-lo, por causa dos inconcebíveis favores que recebeu de sua divina bondade. Mas glorifica o Senhor em nome de todas as criaturas e por todas as graças que Ele concedeu a todos os homens, fazendo-Se homem para deificá-los e para salvar a todos, se quiserem corresponder aos desígnios do inconcebível amor que tem por eles.


A minha alma glorifica o Senhor: qual é esta alma que a Bem-aventurada Virgem chama de sua alma? Respondo, em primeiro lugar, que essa alma da Bem-aventurada Virgem é o seu Filho Jesus, que é a alma de sua alma.


Em segundo lugar, respondo que essas palavras, "minha alma", compreendem primeiro a alma própria e natural que anima o corpo da sagrada Virgem. Segundo, a alma do divino Menino que Ela traz no seio, alma unida tão estreitamente à sua que ambas formam, de certo modo, uma só alma, pois a Criança que se acha em suas entranhas maternais é um só com a sua Mãe. Terceiro, que essas palavras, "minha alma", significam e compreendem todas as almas criadas à imagem e semelhança de Deus, que existiram, existem e existirão, em todo o universo. Pois, se São Paulo nos assegura que o Pai eterno “nos deu, com seu Filho, todas as coisas”, é evidente que, dando seu Filho à sua divina Mãe, deu a Ela também todas as coisas. Razão pela qual, todas as almas pertencem a Ela.


A Virgem não ignora e conhece também perfeitamente a sua obrigação de utilizar tudo quanto Deus Lhe deu para honrá-lO, e glorificá-lO. Quando pronuncia as palavras, "A minha alma glorifica o Senhor", considerando todas as almas que existiram, existem e existirão, como almas que Lhe pertencem, Ela a todas abrange para uni-las à alma de seu Filho e à sua e para empregá-las no louvor, exaltação e glorificação d'Aquele que desceu do Céu e Se encarnou em seu seio virginal para operar a grande obra da Redenção.


A minha alma glorifica o Senhor: qual é este Senhor? É o Senhor dos senhores, é o Senhor soberano e universal do céu e da terra. Este Senhor é o Pai eterno, este Senhor é o Filho, este Senhor é o Espírito Santo. Três Pessoas divinas que são um só Deus e Senhor, e que têm uma só e mesma essência, poder, sabedoria, bondade, e majestade. A Santíssima Virgem louva e glorifica o Pai eterno, por havê-la associado a Si mesmo em sua divina paternidade, tornando-a Mãe do mesmo Filho de quem Ele é o Pai. Ela glorifica o Filho de Deus, por ter sido de sua vontade escolhê-la por Mãe e ser o seu verdadeiro Filho. Glorifica o Espírito Santo, por ter querido realizar nela a maior de suas obras, isto é, o mistério adorável da Encarnação. Ela glorifica o Pai, o Filho e o Espírito Santo pelas infinitas graças que fizeram e têm o desígnio de ainda fazer a todo o gênero humano.
show less
Information
Author Danilo B. M.
Website -
Tags
-

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search