00:00
03:29
Por Monsenhor Ascânio Brandão.

A humildade é o nosso tesouro da vida espiritual. Tudo nos vem com ela. Sem ela nada alcançamos de Deus. Podemos citar sete vantagens da humildade.

Primeiro. A humildade, nos Faz Agradáveis aos Olhos de Deus. Deus olha os humildes, diz o profeta Davi. Por que Nossa Senhora foi tão exaltada? Porque foi humilde, Deus a olhou e a escolheu.

Olhar uma alma quer dizer, conceder-lhe favores e graças, como explica São João da Cruz, ao dizer: O olhar de Deus, é amar, e fazer favores.

Segundo. A Humildade afasta os embustes do Demônio. A alma humilde, sempre sai vitoriosa de qualquer tentação.

Terceiro. A humildade traz à consciência uma doce paz. Tudo na alma entra em equilíbrio. O orgulho agita, perturba, aflige, irrita. É um tirano que não dá sossego ao homem. A humildade aplaca as tempestades do amor-próprio. É doce, é paciente. Faz muito bem à alma! Como é bom ser humilde e ficar no último lugar!

Quarto. Atrai a simpatia, e a estima de todos. Ninguém se torna mais insuportável do que o orgulhoso. Até os que o lisonjeiam e parecem amá-lo, o detestam e desprezam no íntimo do coração. É tão doce tratar com uma criatura humilde!

Quinto. “A humildade é o suplemento do que nos falta”. É o que diz São Bernardo. Ser humilde é ser paciente, casto, caritativo, obediente. Qual é a virtude que pode subsistir sem a humildade? O Bom Ladrão fez-se um grande santo em poucos minutos porque foi profundamente humilde.

Sexto. A humildade nos alcança uma grande glória no Céu. Quais os maiores santos? Os mais humildes na terra.

Sétimo. A humildade é um sinal bem certo de predestinação. O céu é dos humildes e dos pequeninos. “Sinal evidente de reprovação, diz São Gregório Magno, é o orgulho. Ao contrário, sinal de predestinação, é a humildade”.
Por Monsenhor Ascânio Brandão. A humildade é o nosso tesouro da vida espiritual. Tudo nos vem com ela. Sem ela nada alcançamos de Deus. Podemos citar sete vantagens da humildade. Primeiro. A humildade, nos Faz Agradáveis aos Olhos de Deus. Deus olha os humildes, diz o profeta Davi. Por que Nossa Senhora foi tão exaltada? Porque foi humilde, Deus a olhou e a escolheu. Olhar uma alma quer dizer, conceder-lhe favores e graças, como explica São João da Cruz, ao dizer: O olhar de Deus, é amar, e fazer favores. Segundo. A Humildade afasta os embustes do Demônio. A alma humilde, sempre sai vitoriosa de qualquer tentação. Terceiro. A humildade traz à consciência uma doce paz. Tudo na alma entra em equilíbrio. O orgulho agita, perturba, aflige, irrita. É um tirano que não dá sossego ao homem. A humildade aplaca as tempestades do amor-próprio. É doce, é paciente. Faz muito bem à alma! Como é bom ser humilde e ficar no último lugar! Quarto. Atrai a simpatia, e a estima de todos. Ninguém se torna mais insuportável do que o orgulhoso. Até os que o lisonjeiam e parecem amá-lo, o detestam e desprezam no íntimo do coração. É tão doce tratar com uma criatura humilde! Quinto. “A humildade é o suplemento do que nos falta”. É o que diz São Bernardo. Ser humilde é ser paciente, casto, caritativo, obediente. Qual é a virtude que pode subsistir sem a humildade? O Bom Ladrão fez-se um grande santo em poucos minutos porque foi profundamente humilde. Sexto. A humildade nos alcança uma grande glória no Céu. Quais os maiores santos? Os mais humildes na terra. Sétimo. A humildade é um sinal bem certo de predestinação. O céu é dos humildes e dos pequeninos. “Sinal evidente de reprovação, diz São Gregório Magno, é o orgulho. Ao contrário, sinal de predestinação, é a humildade”. read more read less

4 years ago