Settings
Light Theme
Dark Theme

01. Necessitamos da humildade

01. Necessitamos da humildade
Nov 3, 2019 · 5m 12s

Por Monsenhor Ascânio Brandão. A humildade é uma virtude que pertence à virtude cardeal da temperança e tem por finalidade moderar as nossas loucas aspirações de grandezas. Humildade vem do...

show more
Por Monsenhor Ascânio Brandão.

A humildade é uma virtude que pertence à virtude cardeal da temperança e tem por finalidade moderar as nossas loucas aspirações de grandezas.

Humildade vem do latim "húmus", que quer dizer, terra. Humildade quer dizer o que está abatido até a terra. A virtude da humildade modera, regula as tendências da alma, que deseja se elevar acima dos limites traçados pela razão e pela graça.

É um conhecimento de si mesmo sem as ilusões do amor-próprio. Uma luz que faz o homem se conhecer e conhecer melhor a Deus.

É o desprezo de si, até o amor de Deus, assim como o orgulho é o amor de si mesmo, até o desprezo de Deus, no expressivo dizer de Santo Agostinho.

Enfim, “a humildade é a verdade”, diz Santa Teresa. É um ato da inteligência e da vontade. A inteligência, que conhece a sua miséria e pequenez, e reconhece a grandeza de Deus. A vontade que se abate e se humilha.

Pode-se então, definir a humildade, da seguinte forma: uma virtude sobrenatural que, pelo conhecimento que nos dá de nós mesmos, nos inclina a nos estimarmos em nosso justo valor e a buscarmos o abatimento e o desprezo.

Assim diz Santo Agostinho: "que eu me conheça, ó Senhor, e que eu Vos conheça! Que eu me conheça para que me despreze! Que eu Vos conheça, para que Vos ame!"

Eis aí a humildade. É, sim, a verdade pura. Para ser humilde, basta  ser verdadeiro. Reconhecer e confessar nossas misérias, nosso nada. E mais ainda, aceitar esta condição miserável. Eis aí a dupla humildade de espírito e de coração.

Quando a alma, esclarecida sobre a sua condição, se vê bem pequenina e pobre, então, pode dizer ao Senhor: “Nada sou, nada tenho, nada posso. Só tenho de próprio a miséria e o pecado, o nada. Na ordem natural e sobrenatural, nada tenho e tudo recebi de Vós, Senhor”.

Quando de coração se chegou a reconhecer e na prática se chegou a viver de acordo com estes sentimentos, então temos humildade.

A humildade é absolutamente necessária para se chegar à perfeição. A essência da perfeição é o Amor Divino, a Caridade. Entretanto, como Deus não concede o seu Divino Amor aos orgulhosos, vem a ser a humildade o fundamento, o alicerce e a condição essencial de toda perfeição cristã.

E é neste sentido que dizem os Santos Padres ser a humildade a essência da perfeição e a sua condição principal.

Não se pode construir sem um alicerce. “Se quereis elevar bem alto o edifício da perfeição”, diz Santo Agostinho, “pensai antes de mais nada em cavar bem fundo os alicerces da humildade!”
show less
Information
Author Danilo B. M.
Website -
Tags
-

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search